Desde o primeiro turno das eleições municipais, realizado no domingo 06/10, que definiu a nova composição da Câmara Municipal de Manaus (CMM) para o a 19ª Legislatura, no período de 2025 a 2028, parlamentares estão esvaziando as cadeiras do plenário dois dias seguidos.
A ausência dos vereadores está escancarada e pode ser notada, desde a segunda-feira (7/10), pela transmissão das sessões plenárias que acontecem nas redes sociais da Casa legislativa.
Os parlamentares confirmam a presença de maneira digital. Por exemplo, na segunda-feira, um dia após a eleição, 26 faltas constavam no painel eletrônico da Casa. Lembrando que são 41 vereadores que compõem a CMM.
A sessão foi marcada pelos agradecimentos dos candidatos reeleitos e as lamentações dos que não conseguiram continuar o mandato.
Hoje, novamente, as faltas se repetiram. Na mesma quantidade, 26 ausentes e 15 presentes. O dia virou palco de uma sessão comum entre os parlamentares, eles debateram assuntos e alguns até agradeceram os votos para reeleição.
Saiba mais:
Presidente da Câmara Municipal de Manaus perde eleição para vereador
Advogados, empresários e cristãos: Conheça os vereadores eleitos para a Câmara Municipal de Manaus
À equipe de reportagem da Rede Onda Digital, o vereador Rodrigo Guedes (Progressistas) comentou que isto têm sido um comportamento frequente dos colegas, e que se evidencia depois das eleições.
“Eles (vereadores) não se importavam antes da eleição, imagina agora depois do resultado para vereador. Agora que a tendência, infelizmente, é se importarem menos ainda (…). Triste ver um plenário vazio hoje”, declarou o candidato reeleito.
Em uma breve analisada no site da Câmara Municipal de Manaus, os registros de presença dos parlamentares teve a sua última atualização somente no mês de agosto deste ano. A lista de frequência è atualizada mensalmente.
Ao ser consultado sobre o caso, a Dircom informou à equipe de reportagem que é possível acompanhar a frequência diária dos vereadores nas Sessões Plenárias, de segunda a quarta-feira, conforme Regimento Interno da Casa Legislativa, por meio do sistema SAPL.
Ao observar, o sistema não acrescenta as faltas que apresentem “justificativas”. Assim como consta na imagem abaixo. Mesmo notando o vazio de cadeiras na segunda e terça-feira, os nomes dos faltosos não aparecem na lista.
Por outro lado, na aba de presença, os nomes são colocados. Então cabe a quem consultar, lembrar e pesquisar quem faltou a sessão plenária, um por um.