29.3 C
Manaus

DISQUE DENÚNCIA

Ouça a Rádio 92,3

Assista a TV 8.2

Antônio Peixoto, ex-vereador que teve mandato cassado, volta a disputar uma vaga na CMM

Publicado em:

- Anúncio -

Antônio Peixoto (PSD), ex-vereador que foi eleito pelo então Partido Trabalhista Cristão (PTC), atualmente denominado partido Agir36, está novamente na disputa por uma cadeira na Câmara Municipal de Manaus (CMM) nas eleições deste ano, mesmo após ter seu mandato cassado em 2024. A cassação foi resultado de uma decisão do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM), que anulou os votos do partido dele [Agir] nas eleições de 2020 devido à fraude na cota de gênero.

Em nota exclusiva à Rede Onda Digital ,Peixoto afirmou que nunca foi acusado diretamente de qualquer conduta ilícita ou fraudulenta, destacando que a ação foi direcionada ao partido e não a ele como indivíduo.

“A referida ação nunca foi direcionada ao cidadão Antônio Peixoto, ou seja, não fui cassado. Portanto, em nenhum momento desta ação fui diretamente acusado de qualquer conduta ilícita ou de qualquer ato ilegítimo ou fraude o que me deixa apto a concorrer a um cargo público e assim eu faço”, declarou.

Com experiência na diretoria da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam) e como subsecretário da Seminf Secretaria Municipal de Infraestrutura de Manaus (Seminf), Peixoto foi o vereador que mais aprovou projetos de lei durante sua legislatura, totalizando 13 leis aprovadas. Ele cumpria seu primeiro mandato, eleito em 2020 como o menos votado do pleito, com 2.450 votos pelo então PTC.


Saiba mais:


Entenda o caso

Em março de 2024, o TRE-AM determinou a cassação de Peixoto ao concluir que o partido Agir, antigo PTC, cometeu irregularidades na cota de gênero durante as eleições de 2020. A decisão foi baseada no fato de que uma das candidaturas do partido não obteve votos, nem mesmo o dela próprio, e não realizou atos de campanha. Essa irregularidade levou à anulação de todos os votos da sigla, afetando diretamente o mandato de Peixoto.

Peixoto ocupou a carga até a confirmação da cassação em 19 de março, quando o TRE-AM manteve a decisão. A CMM oficializou a perda do mandato no dia 4 de abril de 2024, publicando a decisão no Diário Eletrônico do legislativo, e Isaac Tayah substituiu a vaga deixada por Peixoto.

Deixe seu comentário
- Anúncio -
Águas de Manaus  - Campanha Zera Dívida
Tribunal de Contas do Estado do Amazonas
Youtube - Rede Onda Digital
UEA - Universidade Estadual do Amazonas  - Informativo
Siga-nos no Threads

| Compartilhar

Mantenha-se conectado

Instagram Rede Onda Digital

Mais lidas

- Anúncio -
Siga-nos no Threads
Instagram Rede Onda Digital
Entrar no grupo de Whatsapp - Rede Onda Digital
Youtube - Rede Onda Digital
TV Onda Digital
- Anúncio -