Tenho conversado com muitos especialistas do ramo de pesquisa nos últimos meses, e alguns — não todos — afirmam que o bolsonarismo em Manaus está enfraquecido; embora saibamos que o ex-presidente Jair Bolsonaro tem um grande eleitorado na capital amazonense; tendo alcançado 61,28%% dos votos nas eleições 2022.
Mesmo com alguns especialistas afirmando isso, no mundo político ainda existe um certo ceticismo em relação ao poder do bolsonarismo; prova maior disso foi Coronel Menezes (PP) ter sido escolhido com vice de Roberto Cidade (UB). O que podemos considerar a partir dessa escolha? Que muitos dentro do grupo de Cidade ainda acreditam, sim, na força do bolsonarismo, e que Menezes, mesmo fora do Partido Liberal, poderia atrair esse voto.
A grande questão que se coloca é como se posicionará a direita bolsonarista, uma vez que Alberto Neto é o apoiado direto do ex-presidente, e Menezes foi excelentemente votado pela direita em 2022 para o Senado Federal.
Menezes será um puxador de votos bolsonaristas? Cidade deve abraçar um pouco mais o discurso ideológico? Essas são algumas questões que veremos nos próximos capítulos das Eleições 2024.
Até lá!