O pré-candidato à Prefeitura de Manaus, deputado federal Amom Mandel (Cidadania), gerou polêmica nas redes sociais após utilizar fones de ouvido durante o debate realizado na noite de ontem (08/08) pela TV Band Amazonas.
Durante o debate, Amom se dirigiu diretamente aos internautas que questionavam o uso do fone de ouvido, afirmando que seu diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista (TEA) e a consequente sensibilidade auditiva justificam a necessidade do acessório.
“Pessoas aí do lado de fora estão, nesse exato momento, me questionando por que eu uso um fone de ouvido. Eu tenho o diagnóstico de transtorno do espectro autista desde os 14 anos de idade. Sei o que é ser autista e uso isso porque tenho sensibilidade auditiva”, disse ele.
Confira o momento:
Saiba mais:
- Em debate, pré-candidatos criticam gestão de prefeito de Manaus e trocam farpas
- David Almeida desiste de participar de debate da Band entre pré-candidatos
No X (antigo Twitter), uma jornalista questionou o motivo de Amom utilizar fones de ouvido durante o debate, mas não em outras ocasiões, como na tribuna ou em reuniões políticas. Em resposta, Amom esclareceu a situação e rebateu as críticas.
“Matéria de outubro do ano passado que já falava sobre meus fones de ouvido e protetores auriculares. Uso e usei a minha vida toda, o que não quer dizer que em 100% das fotos você vai ver isso. Mas não se preocupa que amanhã eu posto um compilado das fotos de fone ou protetor auricular na tribuna e em outros locais”, escreveu Amom em resposta à jornalista.
O deputado questionou, ainda, a intenção por trás do comentário feito pela jornalista, sugerindo que se tratava de um ataque capacitista com o objetivo de proteger outro candidato.
“Agora responde a uma pergunta: você realmente tá disposta a fazer esse tipo de ataque e apelar pro capacitismo pra proteger teu candidato?”, completou Amom.