Pré-candidato à Prefeitura de Manaus, o deputado federal Amom Mandel (Cidadania), de 23 anos, formou uma chapa puro sangue ao anunciar a advogada Nancy Segadilha (Cidadania), de 40 anos, como pré-candidata a vice-prefeita. A formação da dupla que vai concorrer nas eleições de 2024 foi anunciada na convenção partidária da federação PSDB/Cidadania, nesta terça-feira (30/07).
O destaque dessa união é que será um mandato inclusivo caso sejam eleitos para o Poder Executivo Municipal, em outubro.
Mandel foi diagnosticado com o Transtorno do Espectro Autista (TEA) aos 14 anos de idade. Já Nancy virou cadeirante após sofrer um acidente de carro, em 2005, que a deixou tetraplégica, aos 21 anos. Ele afirmou em coletiva de imprensa que o TEA e a condição física da sua vice não os incapacitam em nada como possíveis gestores da capital amazonense.
“Por isso é que nós escolhemos a candidatura com base na consulta popular. Nós entendemos que Nancy [Segadilha] por ser cadeirante não tem nenhuma dificuldade de pensamento. Que a Nancy por ser cadeirante não tem sua capacidade reduzida para governar a cidade de Manaus. Eu entendo que por ser autista não tenho a minha capacidade reduzida. Pelo contrário, fiz um mandato como vereador da cidade de Manaus que ficou entre os mais produtivos da história da Câmara Municipal. Tive o mandato mais econômico no ano passado de toda a Câmara dos Deputados e tive também o mandato [como deputado federal] mais produtivo do Amazonas”, afirmou Amom Mandel.
Mandel disse também que o autismo não o condiciona a posição política inferior aos demais pré-candidatos ao Poder Executivo.
“Ser autista não me diminui em nada em relação aos outros candidatos. Pelo contrário, ter um autista e uma cadeirante concorrendo à Prefeitura de Manaus dá oportunidade única à população da cidade de Manaus de ter representantes que entendam de verdade os problemas e as dificuldades que boa parte da população de Manaus enfrenta”, acrescentou o deputado.
Leia mais:
Ativista da causa da Pessoa com Deficiência, Nancy Segadilha é anunciada vice de Amom Mandel
Luta por protagonismo: Roberto Cidade anuncia vice no mesmo dia de convenção de Amom Mandel
Inclusão em pauta
A advogada, ativista das causas das Pessoas com Deficiência (PcD) e agora oficialmente pré-candidata a vice-prefeita de Manaus, Nancy Segadilha, afirmou que espera que a classe política e outros pré-candidatos de Manaus abracem as pautas sobre inclusão social.
“Eu tenho toda a trajetória de uma luta. De uma construção. Eu venho de uma história de superação. Eu me tornei uma Pessoa com Deficiência e pude ver a realidade das pessoas que vivem pelo preconceito e discriminado. O fato de eu ser mulher, de eu estar como uma Pessoa com Deficiência e ser advogada devia mostrar que eu sou capaz duplamente. E aqui a gente está representando um fato histórico porque o nosso compromisso é uma gestão para as pessoas. As pessoas precisam disso”, disse Segadilha.
“Nós vamos enfrentar muitas pedras [na campanha eleitoral], mas estamos preparados para isso”, completou.
Além de oficializar Amom Mandel e Nancy Segadilha na disputa pela Prefeitura de Manaus, a convenção da federação PSDB/Cidadania anunciou os nomes que concorrerão à Câmara Municipal de Manaus (CMM). Serão 42 pré-candidatos a vereadores da federação partidária e mais 42 pré-candidaturas à Casa Legislativa pelo PRTB, legenda aliada.