O número de candidatos indígenas nas eleições brasileiras de 2024 cresceu 13% em relação ao último pleito municipal, realizado em 2020. Este ano, são 2,5 mil candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereador, representando 170 diferentes etnias em todo o país.
O Amazonas concentra o maior número de candidaturas indígenas no país. Entre as etnias mais representadas, os Tikúna ocupam a segunda posição nacional em número de candidatos, com 148 nomes disputando diferentes cargos. Essa etnia, que conta com aproximadamente 57,6 mil indivíduos, está majoritariamente concentrada no Amazonas.
No Amazonas também está a cidade com mais candidatos indígenas. Dos sete candidatos a prefeito em São Gabriel da Cachoeira, município amazonense localizado na fronteira com a Colômbia, seis são de etnias indígenas, incluindo os Baré, Tukano, Tuyuka e Baniwa. Apenas um dos candidatos é branco.
Saiba mais:
- Indígenas do Equador pedem suspensão da extração de petróleo na Amazônia
- Manaus avança no Ideb e é citada por Tabata Amaral durante debate em SP
Dados gerais
A maioria dos candidatos indígenas nessas eleições são do povo Kaingang, presente em estados como Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.
Confira o ranking:
- Kaingang – 167
- Tikúna – 148
- Makuxí – 105
- Terena – 92
- Potiguara – 90