Os 41 vereadores escolhidos pela população vão compor a Câmara Municipal de Manaus (CMM) para o biênio 2025-2028 a partir do dia primeiro de janeiro do próximo ano. A equipe de reportagem da Rede Onda Digital fez um levantamento biográfico dos próximos representantes da casa legislativa.
Reeleitos (27)
Ao todo, 27 vereadores vão seguir para segundo mandato na casa legislativa municipal.
Thaysa Lippy (PRD) – vereadora reeleita com 16.116 votos, é empresária e advogada, casada, cristã e presidente municipal do Partido Renovação Democrática (PRD), além de estar pós-graduando em Direito Constitucional e Eleitoral.
Kennedy Marques (MDB) – vereador releeito com 14.548 votos, é ativista e protetor dos animais, além de ser presidente da Comissão do Meio Ambiente da Câmara Municipal.
Eduardo Alfaia (Avante) – vereador reeleito, conquistou 13.281 votos. Ele tem 42 anos de idade, casado e advogado, pastor evangélico e empreendedor rural. Alfaia é co-fundador e pastor da Igreja Evangélica Assembleia de Deus no Amazonas – Ministério de Madureira. Já teve passagens pela Câmara Municipal de Manaus, pela Assembleia Legislativa do Amazonas e por Prefeituras Municipais.
Everton Assis (União Brasil) – reeleito com 12.429 votos. Casado, possui graduação em Administração pela Universidade Luterana do Brasil e pós-graduação em Gestão Pública pela mesma Universidade.
Rodrigo Guedes (PP) – também reeleito, conquistou 12.298 dos votos. Ele é empresário, bacharel em Direito, especialista em Direito do Consumidor e especialista em Gestão Pública pela Universidade Federal do Amazonas.
David Reis (Avante) – ex-presidente da CMM, foi reeleito com 11.285 votos. Foi Secretário Municipal Extraordinário do Fundo Municipal de Fomento a Micro e Pequena Empresa – FUMIPEQ. Também foi titular da Secretaria Municipal do Trabalho, Emprego e Desenvolvimento – SEMTRAD, e logo em seguida, titular da Secretaria Municipal do Trabalho, Empreendedorismo, Abastecimento, Feiras e Mercados – SEMTEF.
Diego Afonso (União Brasil) – reeleito com 10.753 votos, o vereador continua na casa legislativa. Empresário, já foi secretário de política fundiária e assumiu a superintendência da Secretaria de Estado de Habitação (Suhab).
Joelson Silva (Avante) – foi reeleito com 10.237 votos. É advogado, pastor da Ieadam pela Congregação 21 de Junho e tem uma longa trajetória no parlamento, também já foi presidente da CMM.
Capitão Carpê (PL) – foi reeleito com 10.237 votos. É policial de carreira e esteve atuando nas forças de segurança entre 2009 e 2020, encerrando a carreira como capitão. Foi promovido a oficial em 2011 e a 1° tenente em 2015.
João Carlos (Republicanos) – reeleito com 9.499 votos, foi presidente estadual do partido no Amazonas de 2014 a 2020 e atualmente é vice-presidente. Também foi Secretário Municipal de Juventude, Esporte e Lazer de 2018 a 2020.
Alan Campêlo (Podemos) – reeleito com 9.454 votos, é psicólogo especializado em Dependência Química e Saúde Mental. Publicou um artigo em 2012 sobre Lacan e dependência química, e atua como terapeuta.
Dr. Eduardo Assis (Avante) – reeleito com 9.197votos. É advogado e atuou como técnico administrativo por mais de 12 anos, aprovado em concurso público da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).
Gilmar Nascimento (Avante) – reeleito com 8.847 votos, é advogado especializado em Direito Penal e Processo Penal, com ampla atuação nas áreas de Direito Constitucional, Político e Administrativo. Atualmente, preside a Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR), também é ex-secretário de Administração e Planejamento de Manaus. Gilmar também foi professor universitário e ocupou cargos de liderança na CMM, como líder do governo e 1º vice-presidente.
Dione Carvalho (Agir) – reeleito com 8.823 votos, é graduado em Serviço Social com pós-graduação em Políticas Públicas. Fundador da Associação de Pais de Crianças Cardiopatas do Amazonas (APACC), após sua filha ser diagnosticada com cardiopatia congênita. Dione atua na inclusão social e direito à moradia, presidindo a Comissão de Habitação e Fundiária na Câmara Municipal de Manaus.
Elan Alencar (Democracia Cristã) – reeleito com 8.611 votos, iniciou sua carreira pública em 2004 como secretário municipal de Esporte, Obras e Limpeza Pública em Eirunepé. De 2011 a 2015, foi diretor do hospital regional. Em 2016, retornou à Secretaria de Esporte.
Ivo Neto (PMB) – reeleito com 8.437 votos, fundou o Projeto Social Ivo Neto em 2003 para apoiar jovens em situação de vulnerabilidade e foi Conselheiro Tutelar por dois mandatos (2006-2011). Formado em Gestão Ambiental em 2018, atuou como Gestor Ambiental na Empresa de Turismos do Estado do Amazonas entre 2019 e 2020.
Jaildo Oliveira (PV) – foi reeleito para o quinto mandato consecutivo com 8.411 votos. Ele é Bacharel em Direito.
Rosivaldo Cordovil (PSDB) – foi reeleito com 8.146 votos. Em 2025 inicia o seu quarto mandato como vereador. Ele é administrador de empresas, especialista em Gestão Pública e Gerência de Cidades. Atualmente é o Corregedor da Câmara Municipal de Manaus.
Professora Jacqueline (União Brasil) – reeleita para o quarto mandato com 8.081 votos, é educadora pública, pedagoga e advogada. Também é presidente do União Brasil Mulher e vice-presidente da Comissão da Mulher na Câmara Municipal, onde também integra a Comissão de Educação.
Yomara Lins (Podemos) – reeleita vereadora com 4.278 votos, é advogada e pastora, fundadora da Comunidade Evangélica Internacional do Avivamento. Ela se destaca como a primeira vice-presidente da Câmara Municipal de Manaus e foi a primeira mulher a assumir o cargo de prefeita em exercício em 2023.
Rosinaldo Bual (Agir) – reeleito com 7.892 votos, iniciou sua carreira profissional em 1994 na indústria de relógios e serviu no Exército Brasileiro até 2004, onde foi promovido a sargento. Com mais de 17 anos de experiência na área de trânsito, é hoje proprietário de autoescolas em Manaus.
Jander Lobato (PSD) – foi reeleito com 7.579 votos e possui 27 anos de experiência em órgãos públicos, exercendo funções executivas em diferentes esferas. Trabalhou no Banco Real (1997-1998), na Superintendência Estadual de Habitação (2002-2004) e na Casa Civil do Governo do Amazonas (2004-2005). Também atuou como assessor parlamentar em diversos gabinetes da Câmara Municipal e da Assembleia Legislativa do Amazonas, e foi secretário municipal de Finanças de Presidente Figueiredo de 2017 a 2020.
Roberto Sabino (Republicanos) – foi reeleito com 7.579 votos. Formado em Direito e especializado em Segurança Pública, é investigador de Polícia e dentista, além de atuar como pastor e apresentador de tv e locutor de rádio.
Professor Samuel (PSB) – foi reeleito com 7.232 votos. Ele é cristão, educador e presidente da Comissão de Educação na Câmara Municipal de Manaus.
Raiff Matos (PL) – foi reeleito com 7.169 votos. Antes de sua carreira política, atuou como empresário e músico, com 23 anos de experiência como agente cultural e 13 anos como artista gospel.
Marcelo Serafim (PSB) – foi reeleito para seu quarto mandato consecutivo com 6.646 votos. Farmacêutico e bioquímico formado pela UFAM, com especialização em Infecção Hospitalar e mestrado em Saúde, Sociedade e Endemias da Amazônia pela FIOCRUZ. Com uma trajetória política que começou na juventude, foi deputado federal entre 2006 e 2007 e ocupou diversos cargos, incluindo presidente do Sindicato dos Farmacêuticos do Amazonas e secretário Municipal de Articulação e Políticas Públicas. Ele também foi vice-líder do PSB na Câmara dos Deputados e membro da Comissão da Amazônia.
Mitoso (MDB) – foi reeleito com 6.199 votos, acumulando 30 anos de experiência em órgãos públicos nas esferas federal, estadual e municipal. Atuou como Procurador Geral do Município de Itacoatiara, além de ter sido vereador suplente e secretário municipal em Manaus. Com forte atuação partidária, foi presidente do Diretório Municipal do PTB, líder do PV na Câmara Municipal e membro de diversas entidades, incluindo o Conselho Jurídico da Igreja Assembleia de Deus no Amazonas. Atualmente, é presidente de honra do Manaus Futebol Clube e líder do MDB na Câmara Municipal.
Raulzinho (MDB) – reeleito com 7.001 votos, o vereador segue para o terceiro mandato consecutivo. Atualmente é o vice-líder do prefeito na CMM.
Leia mais:
Onze prefeituras do interior do Amazonas serão comandadas por mulheres
Presidente da Câmara Municipal de Manaus perde eleição para vereador
Eleitos (14)
Esses são nos novos vereadores que vão compor a Câmara Municipal de Manaus (CMM).
Alexandre da Silva Salazar (PL) – conhecido como Sargento Salazar, foi eleito com 22.594 votos válidos, sendo consolidado o vereador mais votado de Manaus. Sargento Salazar tem 41 anos, ensino médio completo e atua como policial militar.
José Ricardo (PT) – mais conhecido como Zé Ricardo, recebeu 17.395 votos, classificado como o segundo vereador mais votado na cidade. Ele é economista, advogado e ex-deputado.
Marco Castilhos (UB) – eleito com 14.621 votos. Ele tem 32 anos de idade, empresário e contador.
Aldenor Lima (UB) – foi eleito com 9.744 votos. Marido da deputada estadual Joana Darc (UB), é médico veterinário e ativista atuante na causa animal.
Saimon Bessa (União Brasil) – foi eleito com 9.625 votos. Seguindo o caminho do pai, Carlinhos Bessa, Saimon começa em sua carreira política nesta eleição. Ele é advogado.
Eurico Tavares (PSD) – foi eleito com 8.118 votos. Ele é empreendedor social e criou projetos como AEIOU, COT X1 E Sopa Solidária.
João Paulo Janjão (Agir) – foi eleito com 7.555 votos. Ele tem 31 anos, é formado em Educação Física, pós graduado em Gestão Pública na UEA e atuou três anos como diretor da Fundação Manaus Esporte.
Coronel Rosses (PL) – foi eleito com 7.169 votos. Tem 51 anos, é veterano da Polícia Militar do Amazonas. Foi presidente do Partido Social Liberal do Amazonas e é irmão do deputado delegado Péricles.
Rodinei Ramos (Avante) – foi eleito com 6.713 votos. É agricultor e empresário.
Rodrigo de Sá (PP) – foi eleito com 5.781 votos. Ele é delegado e Presidente Estadual do PP-AM. Já foi diretor-presidente do Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM).
Carlos Alberto – Pai Amado (Avante) – foi eleito com 5.627. Prestador de serviço por 14 anos na Amazonas Energia. Atualmente, trabalha por conta própria atuando nas comunidades na cidade de Manaus, recebendo o apelido de `pai Amado’ por ser muito querido entre os moradores.
Paulo Tyrone (PMB) – foi eleito com 4.670 votos. Ele é advogado, ex-secretário de ADM (Itacoatiara) e Ex- subsecretário SEMTEPI.
Sérgio Baré (PRD) – foi eleito com 3.466 votos. Ele é fisioterapia, servidor público e Pós-graduado em ciências políticas.