A apresentadora Xuxa participou do programa “Casa de Verão”, comandado pela Eliana no GNT, e contou que enfrenta problemas com o seu cabelo. Ela sofre de alopecia androgenética, que a faz ter poucos fios e dificuldade para fazer o cabelo crescer.
Na entrevista, Xuxa disse:
“Minha vontade é passar máquina zero, mas acho que as pessoas ficariam assustadas”.
O que é alopecia?
É uma condição médica que provoca a queda de cabelo ou pelos, na cabeça ou em outras partes do corpo. Pode ser transitória ou definitiva, e pode ter diversas causas, tipos e graus.
Pode ter causas psicológicas, o que é mais frequente, ou ser sinal de doença sistêmica.
Alopecia é muito comum. A SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) estima que existam 42 milhões de brasileiros enfrentando algum tipo de queda de cabelo. É comum que se perca, em média, cem fios por dia, mas quando eles caem em quantidade maior é importante buscar ajuda profissional.
Em geral, a alopecia pode afetar pessoas de ambos os sexos e se manifestar em qualquer idade. Ela não é contagiosa.
Leia mais:
Conheça 4 cortes de cabelo feminino que são tendência para 2025
Especialista alerta para os riscos de dormir com o cabelo molhado
Tipos de alopecia
Os tipos mais comuns são a alopecia areata e androgenética.
A médica referência em ciências capilares e CEO da Passoni Clinic, Luciana Passoni, explica que a areata é aquela que é bem localizada, que a pessoa fica com umas placas sem cabelo no couro cabelo. Segundo uma publicação da Escola de Medicina de Harvard, a maioria das pessoas que desenvolve esse tipo tem menos de 30 anos.
A androgenética pode aparecer a partir da puberdade, porque é afetada pela produção de testosterona, fazendo a pessoa perder cabelo gradativamente. Os níveis de testosterona são determinantes para o desenvolvimento da alopecia androgenética.
Casos como o de Xuxa acontecem quando receptores de testosterona conseguem se ligar nos folículos pilosos do cabelo, causando uma inflamação capaz de matar aquele folículo.
Existe ainda a alopecia cicatricial, que é autoimune ou causada por algum trauma físico, como queimaduras.
A doença pode ser tratada com uso de remédios e xampus especiais.

Algumas famosas que admitiram que sofrem ou já sofreram com a condição incluem, além de Xuxa, Maiara (da dupla com Maraísa), Deborah Secco, e a atriz norte-americana Jada Pinkett-Smith. A brincadeira com a condição da atriz no Oscar 2022 fez com que o marido dela, o astro Will Smith, desse um tapa no apresentador da cerimônia, o comediante Chris Rock, numa cena que chocou o mundo.
Com informações de UOL / Viva Bem.