A vitamina D desempenha um papel fundamental na manutenção da saúde, influenciando a absorção de nutrientes essenciais para o fortalecimento ósseo, o sistema imunológico e o metabolismo. Sua importância vai além da saúde óssea, impactando funções hormonais e até mesmo o controle do peso.
Segundo a endocrinologista Lanna Gomes, da Vilaví Clinic, a vitamina D regula o metabolismo do cálcio e do fósforo, elementos essenciais para a formação de ossos e dentes saudáveis. Além disso, ela modula a resposta imunológica, influencia a função muscular e regula a secreção de insulina, ajudando na prevenção de doenças crônicas.
![Vitamina D](https://redeondadigital.com.br/wp-content/uploads/2025/02/vitamina-d-alem-do-sol-4-alimentos-para-incluir-na-alimentacao.webp)
Vitamina ou hormônio?
Com o avanço das pesquisas, a vitamina D passou a ser considerada um hormônio. Isso ocorre porque, após ser ingerida ou sintetizada pela pele, ela é convertida no fígado e nos rins em calcitriol, sua forma ativa.
“O calcitriol age diretamente em diversos tecidos do corpo, regulando a expressão gênica e desempenhando funções típicas de um hormônio”, explica Lanna Gomes.
Saiba mais:
- Baixa adesão à vacinação contra a dengue preocupa autoridades de saúde
- Chá verde é a melhor bebida para o cérebro, diz especialista; conheça os benefícios
Vitamina D e emagrecimento
Estudos recentes apontam que a vitamina D pode influenciar o metabolismo energético e a queima de gordura. Segundo a endocrinologista, há indícios de que a substância também modula hormônios responsáveis pela fome e saciedade, como a leptina, impactando o controle do peso corporal.
Riscos da suplementação sem acompanhamento médico
Embora seja essencial para a saúde, a suplementação de vitamina D deve ser feita com orientação médica. O uso excessivo pode levar à hipervitaminose D, resultando em hipercalcemia – um quadro caracterizado pelo excesso de cálcio no sangue.
“Os sintomas incluem náuseas, vômitos, fraqueza e, em casos mais graves, danos renais e calcificação de tecidos moles”, alerta Lanna Gomes.
*Com informações de Metrópoles