26.3 C
Manaus

DISQUE DENÚNCIA

Ouça a Rádio 92,3

Assista a TV 8.2

Veja 5 formas de usar o ChatGPT para ajudar a fazer seu TCC

Publicado em:

- Anúncio -

As ferramentas de inteligência artificial, notadamente o ChatGPT, podem ser usadas para ajudar na confecção de um trabalho de conclusão de curso (TCC) de faculdade ou universidade. O ChatGPT pode melhorar a qualidade textual, organização e até fazer revisão e ajustes finos no texto.

Claro, é contra-indicado que a ferramenta redija o seu trabalho, pelo fato de ela ainda estar em estágio inicial em termos de usos para o consumidor final. Fora as questões éticas envolvidas. Por outro lado, solicitar que o ChatGPT auxilie no processo de concepção inicial do projeto, buscar por referências e outros usos pode acabar sendo o diferencial para sair de um momento de bloqueio criativo ou cumprir prazos apertados.

Por isso, abaixo estão listadas 5 maneiras como o ChatGPT pode elevar o nível do seu TCC:

  1. Brainstorm

O ChatGPT pode ser usado já durante o processo de “brainstorming” para sugerir temas possíveis para abordar no escopo do projeto. Além de listar ideias iniciais, interações mais longas com a IA podem até guiar o trabalho para temas subjacentes menos explorados, mas também interessantes e com potencial para render uma boa pesquisa.

Após a escolha do tema, a ferramenta pode ser usada para definir a abordagem geral de cada capítulo, bem como a definição da macro-estrutura do trabalho.

Vale lembrar que, por mais avançada que esteja, a inteligência artificial depende dos comandos utilizados para entregar respostas de qualidade, e, quanto mais completa e melhor estruturada for a solicitação, melhor será a resposta. Evite comandos como “me sugira um tema de TCC em literatura comparada” e prefira prompts com contexto bem delineado, como “Preciso escrever um trabalho acadêmico em literatura comparada. Poderia me sugerir ideias de temas relevantes, considerando as influências da literatura gótica do século XIX nas produções audiovisuais da atualidade?”

Já que a IA irá otimizar tempo em algumas tarefas, invista em comandos delineando exatamente o que você precisa e deixando o contexto claro, caso contrário o resultado pode mais atrapalhar que ajudar.


Leia mais:

EUA: Mãe processa empresas de tecnologia após filho tirar a própria vida porque se apaixonou por IA

Veja as 10 perguntas que os brasileiros mais fazem ao ChatGPT


2. Encontrar referências

O ChatGPT pode ser mais eficaz na busca por referências bibliográficas do que buscadores tradicionais como Google e Bing. No tocante a pesquisas acadêmicas, as fontes originais acabam se perdendo em meio a milhares de outras páginas que apenas as mencionam como referências. Por essa razão, é recomendado utilizar motores e bancos de dados específicos para essas pesquisas, como o PubMed (https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov), para a área da saúde, ou a biblioteca digital JSTOR (https://www.jstor.org).

Para quem ainda está concebendo as ideias de pesquisa e temas, utilizar o ChatGPT como sistema de sugestão de referência permite, justamente, encontrar as fontes e principais autores originais no contexto definido durante o processo de brainstorming, para, só então, passar realizar a pesquisa nos buscadores específicos.

Para quem ainda está concebendo as ideias de pesquisa e temas, utilizar o ChatGPT como sistema de sugestão de referência permite, justamente, encontrar as fontes e principais autores originais no contexto definido durante o processo de brainstorming, para, só então, passar realizar a pesquisa nos buscadores específicos.

3. Resumir artigos e fazer fichamentos

A ferramenta de IA pode resumir artigos, desde que eles estejam disponíveis em domínio público: Ela não pode acessar e inserir em seus bancos de treinamentos materiais com direitos autorais.

O ideal é resumir e realizar fichamentos apenas de conteúdos já disponibilizados em bancos públicos gratuitos, mas, ainda assim, isto já representa um ganho de tempo considerável na pesquisa para o TCC.

4. Escrever sumário

O ChatGPT pode criar o sumário do TCC, especialmente se o usuário já estiver utilizando o assistente ao longo das etapas anteriores. Nestes casos, não será, sequer, preciso inserir o arquivo final com a tese completa, uma vez que o ChatGPT já “conhece” a estrutura dos capítulos do TCC. Basta realizar ajustes pontuais como mudanças nas seções reformuladas durante a confecção do projeto, inserir capítulos adicionais ou remover excedentes, mas as ideias que o ChatGPT ajudou a estruturar anteriormente ficam todas salvas na conversa.

5. Feedback e ajustes finais

Por fim, o ChatGPT é treinado com modelos de linguagem extremamente robustos e complexos, já com muitas entradas comparativas para oferecer um resultado com boa legibilidade. Sendo assim, é possível destacar trechos específicos do trabalho de conclusão e solicitar que a IA dê feedbacks e até traga sugestões de como melhorar uma passagem específica.

É possível pedir alterações de partes pontuais que ficaram confusas, muito extensas ou que seu orientador solicitou alteração por alguma razão específica, servindo assim para refinar o texto.

*Com informações de TechTudo

Deixe seu comentário
- Anúncio -
Siga-nos no Threads
Youtube - Rede Onda Digital
Fucapi

| Compartilhar

Ivanildo Pereira
Ivanildo Pereira
Repórter de política na Rede Onda Digital Jornalista formado pela Faculdade Martha Falcão Wyden. Política, economia e artes são seus maiores interesses.

Mantenha-se conectado

0FansLike
0FollowersFollow
0FollowersFollow
0SubscribersSubscribe

Mais lidas

- Anúncio -
- Anúncio -