Saiba quais chás que ajudam a reduzir gases e auxiliam na perda de peso

Os chás, bebidas naturais e repletas de benefícios para o corpo. (Foto: Reprodução/internet)
Os chás, bebidas naturais e repletas de benefícios para o corpo, são aliados poderosos na promoção de saúde e bem-estar. Quando preparados com ingredientes específicos, esses chás podem ajudar a melhorar a digestão, reduzir gases e até mesmo auxiliar no emagrecimento. Se você está buscando uma forma natural e eficaz de cuidar da sua saúde, adotar certos chás na rotina pode ser uma excelente escolha.
De acordo com o nutricionista Henrique Felinto, chás com propriedades anti-inflamatórias e carminativas (que ajudam a reduzir gases) são eficazes para quem deseja melhorar a digestão e controlar o peso. Entre as opções, ele destaca o chá de gengibre com hortelã como uma excelente combinação para quem quer acelerar o metabolismo e combater inchaços e gases.
Confira abaixo algumas receitas de chás
Chá de gengibre com hortelã: Ferva 250 ml de água e adicione 1 rodela de gengibre e 5 folhas de hortelã. Deixe em infusão de 5 a 10 minutos e coe antes de beber. O gengibre possui ação termogênica, que acelera o metabolismo, enquanto a hortelã ajuda na digestão e alivia o inchaço.
Chá de erva-doce com camomila: Ferva 250 ml de água e adicione 1 colher de chá de erva-doce (ou um sachê) e 1 colher de chá de camomila seca. Deixe em infusão de 5 a 10 minutos. A erva-doce relaxa o trato digestivo, enquanto a camomila tem propriedades anti-inflamatórias e ajuda no controle da retenção de líquidos.
Chá de cavalinha: Ferva 250 ml de água e adicione a cavalinha seca. Deixe em infusão de 5 a 10 minutos e coe antes de consumir. A cavalinha é excelente para combater o inchaço e pode ser consumida até duas vezes ao dia, especialmente após as refeições.
Leia mais:
“Bichinhos do arroz”? Saiba como evitar infestação de traças nos alimentos
Nutricionista lista os 13 principais alimentos anti-inflamatórios; confira
Chá de hortelã-pimenta: Ferva 250 ml de água e adicione 1 a 2 folhas frescas de hortelã-pimenta ou 1 colher de chá das folhas secas. Deixe em infusão por cerca de 5 a 10 minutos e coe antes de beber. A hortelã-pimenta ajuda a relaxar o trato gastrointestinal, facilitando o trânsito de alimentos e reduzindo os gases.
De acordo com a nutricionista Andréia Rocha Dias, o modo de preparo de cada chá é essencial para garantir sua eficácia. Raízes, como o gengibre, devem ser fervidas na água, pois isso ajuda a liberar compostos concentrados que potencializam seus efeitos. Já as folhas, como hortelã e camomila, devem ser preparadas em infusão, pois os compostos voláteis delas são melhor extraídos com a água quente, sem a necessidade de fervura.
Leia mais em Lifestyle

Marca de fita usada para clareamento dental tem venda proibida pela Anvisa

Saúde do intestino depende mais da rotina do que de fórmulas prontas

Estudo francês associa alguns conservantes alimentares a aumento do risco de câncer

Adiar ida ao dentista pode custar o dente e gerar problemas de saúde, alerta especialista

De “X-Coluna de Fogo” ao “X-Unção”: a hamburgueria no Paraná que viralizou na internet

