29.3 C
Manaus

DISQUE DENÚNCIA

Ouça a Rádio 92,3

Assista a TV 8.2

Saiba quais são os fenômenos astronômicos imperdíveis de 2025; veja calendário

Publicado em:

- Anúncio -

O ano de 2025 terá um calendário astronômico repleto de eventos observáveis no Brasil. Serão superluas, eclipses lunares, conjunção de astros e chuvas de meteoros que poderão ser vistos sem a necessidade de qualquer equipamento.

Para que os brasileiros possam acompanhar todo o espetáculo do universo, o Observatório do Valongo da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) lançou na quinta-feira (2/01) o Calendário de Efemérides Astronômicas 2025. Além do calendário, a publicação traz mapas celestes, tabela de fases da Lua e seções de apresentação de projetos e pesquisa em astronomia.

Segundo o astrônomo que coordenou a equipe do projeto, Daniel Mello, haverá muitos fenômenos interessantes neste ano, que poderão ser vistos a olho nu em todo o país, como no dia 15 de janeiro, quando ocorrerá a aproximação da Terra com o planeta Marte.

“Normalmente Marte e Terra estão aí fazendo a sua movimentação em torno do Sol e nem sempre ficam relativamente próximos. Isso ocorre em média a cada dois anos. A Terra se aproxima de Marte e o planeta fica muito mais legal de ser visto no céu”, disse Mello.

De acordo com Mello, durante toda a semana entre os dias 12 e 18 de janeiro o Planeta Vermelho estará bastante visível no período da noite, com o ápice no dia 15.

Assim como a visualização de Marte mais perto da Terra, um eclipse lunar total poderá ser visto na madrugada do dia 14 de março e uma conjunção entre Lua, Vênus, Saturno e Mercúrio nas primeiras horas do dia 25 de abril.

Segundo a astrônoma do Observatório Nacional, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, Dra. Josina Nascimento, o eclipse lunar será visível no Brasil, em todas as suas fases: penumbral, parcial, total e depois novamente parcial e penumbral.

“A Lua vai entrando na sombra da Terra e o aspecto dela vai ficando como se estivesse levando uma mordidinha, até que quando está totalmente na sombra mais escura da Terra, ela fica com um tom avermelhado muito bonito”, explicou.


Leia mais:

VÍDEO: Fenômeno “Maré azul” encanta ao mudar cor do mar em Balneário Camboriú

Superlua poderá ser vista em todo o Brasil nesta terça-feira (1º) 


Confira os principais eventos astronômicos de 2025:

Cometa C/2024 G3 (ATLAS)

Já no início do ano, será possível observar o cometa C/2024 G3 (ATLAS), que passará pelo seu ponto de maior proximidade com o Sol no dia 13 de janeiro. O corpo celeste poderá ser visto com uso de binóculos, em céus escuros, a partir da segunda quinzena do mês.

Oposição de Marte

Ainda em janeiro, no dia 15, também ocorre o melhor momento para observar um dos planetas mais próximos do nosso: Marte. O Planeta Vermelho vai brilhar mais forte no céu pois estará em oposição, fenômeno que ocorre quando a Terra fica entre o Sol e o planeta, formando uma linha reta.

Lua de Sangue: eclipse total da Lua

Em 14 de março, será possível ver um eclipse total da Lua de todo o território brasileiro durante a madrugada. O fenômeno é apelidado de Lua de Sangue, já que a sombra feita pela Terra no nosso satélite, bloqueando a luz do Sol, faz com que ele adquira uma cor avermelhada.

Conjunção entre a Lua, Vênus, Saturno e Mercúrio

As conjunções ocorrem quando dois ou mais corpos celestes parecem estar próximos um do outro. Na madrugada de 25 de abril, a Lua se encontra com Vênus, Saturno e Mercúrio, formando uma bela conjunção no céu noturno.

Conjunção entre os dois planetas mais brilhantes do céu

A madrugada de 12 de agosto trará uma conjunção entre os dois planetas mais brilhantes da noite: Vênus e Júpiter. Os dois corpos celestes vão brilhar próximos à constelação de Gêmeos, antes do amanhecer.

Eclipse penumbral da Lua

Em 7 de setembro, um eclipse total da Lua será visível da Ásia, Austrália, Oriente Médio, leste da Europa, leste da África e Antártida. No Brasil, no entanto, o eclipse da Lua será penumbral – com pouca alteração no brilho de nosso satélite a olho nu –, visível em parte dos estados do Sudeste e Nordeste do país.

Maior Superlua do ano

Em 2025, teremos três Superluas – Luas cheias que se encontram no perigeu, momento de maior proximidade com a Terra. A maior e mais brilhante, no entanto, poderá ser observada na noite de 5 de novembro.

Chuvas de meteoro

Confira também as datas em que será possível avistar chuvas de meteoro no céu durante 2025.

2 a 3 de janeiro: Quadrântidas
21 a 22 de abril: Líridas
3 a 4 de maio: eta Aquáridas
29 a 30 de julho: Delta Aquáridas do Sul
29 a 30 de julho: Alpha Capricornídeos
12 a 13 de agosto: Perseidas
22 a 23 de outubro: Oriônidas
3 a 4 de novembro: Táuridas do Sul
8 a 9 de novembro: Táuridas do Norte
16 a 17 de novembro: Leônidas
12 a 13 de dezembro: Geminídeos
21 a 22 de dezembro: Úrsidas

O guia completo de efemérides astronômicas de 2025, com mapas do céu, pode ser baixado gratuitamente neste link.

*Com informações da Agência Brasil e CNN Brasil

Deixe seu comentário
- Anúncio -
Youtube - Rede Onda Digital
Tribunal de Contas do Estado do Amazonas
UEA - Universidade Estadual do Amazonas  - Informativo
Siga-nos no Threads
Fucapi

| Compartilhar

Mantenha-se conectado

0FansLike
0FollowersFollow
0FollowersFollow
0SubscribersSubscribe
Siga-nos no Threads

Mais lidas

- Anúncio -
TV Onda Digital
Siga-nos no Threads
Entrar no grupo de Whatsapp - Rede Onda Digital
Youtube - Rede Onda Digital
Instagram Rede Onda Digital
- Anúncio -