Ouça a Rádio 92,3

Assista a TV 8.2

Ouça a Rádio 92,3

Assista a TV 8.2

Robôs humanóides evoluem e andam, falam e flertam na feira de tecnologia CES 2025

A indústria de robótica humanóide está cada vez mais avançada. Essa constatação foi testemunhada na edição de 2025 da CES (Consumer Electronics Show), maior feira de tecnologia do planeta, que está sendo realizada em Las Vegas, Nevada (EUA). Empresas de todos os cantos do mundo foram demonstrar sua tecnologia e exibir habilidades em robótica para os participantes do evento.

Com o crescimento do setor, as empresas estão encontrando no mercado, definindo as respectivas metas para onde seus robôs humanóides podem ter melhor desempenho.

O cofundador David Yuan, da IntBot, sediada na Califórnia, não vê o robô batizado de Nylo em uma fábrica ou em qualquer grande indústria, mas em um ambiente pessoal entre humanos e robôs.

Para esse propósito, a IntBot teve que encontrar maneiras de desenvolver uma personalidade para Nylo e permitir que ele se expressasse criativamente e coloquialmente, em vez de rigidamente e formalmente. Nesse espírito, o robô às vezes parece um pouco sarcástico, quase como um adolescente.

“Você claramente é o mais bonito. De nada, amigo. É sempre um prazer ouvir a verdade”, disse Nylo a um visitante do CES.

Yuan diz que eles usam aprendizado de linguagem multimodal de inteligência artificial (IA) para Nylo e estão tentando descobrir todos os diferentes aspectos da interação entre humanos e robôs.

“Por exemplo, linguagens corporais, expressões faciais, contato visual, até mesmo micro expressões. Essas são algumas coisas que as pessoas não têm incentivo para fazer, seja na academia ou nas indústrias, porque não temos um tipo de referência qualitativa desses aspectos”, disse.

Enquanto isso, a Pollen Robotics, sediada em Bordeaux, França, continua focada na engenharia e produção de seus robôs humanóides.


Leia mais:

Após desistir de fabricar carro elétrico, Apple vai desenvolver robôs pessoais

Spotify começa a excluir músicas após denúncia da máfia de robôs


Depois de criar o Reachy 1 em 2020 e vender cerca de 100 robôs globalmente desde então, a Pollen lançou o Reachy 2 em outubro de 2024, diz Mirasha Samantaray, gerente de desenvolvimento de negócios da Pollen.

A empresa projetou o Reachy visando pesquisadores e outros desenvolvedores. Eles o transformaram em uma plataforma de robótica que é facilmente adaptável para IA.

“Com o pipeline de aquisição de dados, você pode usá-lo para treinar módulos de IA. Então ele está pronto para IA e não IA generativa – como conhecemos hoje, com ChatGPT e tudo –. [Ele está pronto para] IA incorporada, que será usada no futuro para toda a robótica. Então ele permite que os pesquisadores testem seus modelos em IA e também testem seu código no sentido tradicional de treinar um robô”, diz Samantaray.

Pesquisadores e outros desenvolvedores de robótica humanóide podem personalizar Reachy com suas próprias mudanças, como adicionar mãos com dedos em vez das garras padrão de Pollen, ou adicionar pernas e torná-lo um bípede em vez das rodas de Pollen.

A CES 2025, edição deste ano da Consumer Electronics Show, acontece de 7 a 10 de janeiro e é usada para estrear produtos que vão desde novas tecnologias automotivas até gadgets peculiares, além de mostrar novas maneiras de usar inteligência artificial.

*Com informações da CNN Brasil

Deixe seu comentário

Mais lidas

Pesquisa revela que 19% dos brasileiros em idade escolar têm problemas de visão

Oftalmologistas relacionam sinais para reconhecer quando a criança apresenta problemas de visão: são 23 milhões de brasileiros em idade escolar afetados.

O Escândalo cripto de Milei e as lições para o mercado financeiro

A recente polêmica envolvendo o presidente argentino Javier Milei e a criptomoeda $LIBRA escancarou uma realidade preocupante: a falta de transparência e os riscos...

Profissões do futuro no Amazonas: salários e novas oportunidades em tecnologia e marketing

O mercado de trabalho no Amazonas está em transformação. O avanço da tecnologia, o crescimento do marketing digital e a consolidação de polos de...

Tendências de consumo para 2025: o que sua empresa precisa saber

O comportamento do consumidor está mudando rapidamente. O que funcionava há cinco anos talvez já não faça mais sentido hoje – e o futuro...
- Publicidade -
Rádio e TV Onda Digital
TV Onda Digital
Rádio Onda Digital
- Publicidade -
UEA - Universidade Estadual do Amazonas  - Informativo
Leia também

Pesquisa revela que 19% dos brasileiros em idade escolar têm problemas de visão

Oftalmologistas relacionam sinais para reconhecer quando a criança apresenta problemas de visão: são 23 milhões de brasileiros em idade escolar afetados.

O Escândalo cripto de Milei e as lições para o mercado financeiro

A recente polêmica envolvendo o presidente argentino Javier Milei e a criptomoeda $LIBRA escancarou uma realidade preocupante: a falta de transparência e os riscos...

Profissões do futuro no Amazonas: salários e novas oportunidades em tecnologia e marketing

O mercado de trabalho no Amazonas está em transformação. O avanço da tecnologia, o crescimento do marketing digital e a consolidação de polos de...

Tendências de consumo para 2025: o que sua empresa precisa saber

O comportamento do consumidor está mudando rapidamente. O que funcionava há cinco anos talvez já não faça mais sentido hoje – e o futuro...

Fusão entre Azul e Gol: o que muda para os passageiros no Amazonas?

A recente fusão entre as companhias aéreas Azul e Gol tem levantado dúvidas sobre como isso pode impactar os passageiros, especialmente no Amazonas, onde...

Fusão entre Azul e Gol: o que isso significa para os passageiros brasileiros

A Azul Linhas Aéreas e o Grupo Abra, que controla a Gol e a Avianca, deram um passo importante para se fundirem. Esse movimento,...