32.3 C
Manaus

DISQUE DENÚNCIA

Ouça a Rádio 92,3

Assista a TV 8.2

“Química do bem-estar”: Sexo matinal ajuda na imunidade e a diminuir stress

Publicado em:

- Anúncio -

Começar o dia com energia e bom humor é a meta de muitas pessoas. Dentre as tentativas para alcançar esse bem-estar, muitos recorrem à ingestão de cafeína ou a um banho gelado. No entanto, em alguns casos, talvez falte considerar uma atividade geralmente associada à noite: o sexo.

Muito além do prazer, o sexo matinal é um aliado da saúde física e emocional e da produtividade. Thaís Maia, ginecologista, obstetra e sexóloga da Hapvida NotreDame Intermédica, defende o impacto positivo da atividade logo cedo. Ela disse:

“A saúde sexual é parte integrante da definição de qualidade de vida, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). E essa rotina pode trazer mais benefícios do que se imagina”.

A especialista explica que transar pela manhã estimula a liberação da “química do bem-estar”: oxitocina, endorfina e serotonina, substâncias responsáveis por promover prazer e reduzir o estresse.


Leia mais:

Solidão no Natal e Ano Novo: Como encontrar conexão e significado na época mais emocional do ano

Comer 25 ovos por dia melhora a vida sexual? Especialistas comentam


A oxitocina, conhecida como o “hormônio do amor”, desperta uma sensação de vínculo e proximidade, o que contribui para uma maior tranquilidade e segurança emocional. Já as endorfinas e a serotonina elevam o humor ao reduzir sintomas de ansiedade e estresse.

O sexo pela manhã também traz benefícios físicos. Estudos, como o publicado na Journal of Sexual Medicine, indicam que o sexo matinal pode ter efeitos positivos na saúde cardiovascular ao ajudar a regular a pressão arterial e promover uma melhor circulação sanguínea.

Uma pesquisa conduzida pela educadora sexual Debby Herbenick, da Universidade de Indiana, nos Estados Unidos, aponta que o sexo pela manhã contribui para uma sensação de felicidade prolongada ao longo do dia e pode fortalecer o sistema imunológico por elevar os níveis de IgA, um anticorpo crucial para proteger o organismo contra infecções.

Uma outra análise feita em diversos países estudou os impactos da atividade sexual na saúde mental e relacional durante a pandemia de covid-19. Os resultados demonstraram que pessoas que mantiveram uma vida sexual ativa relataram níveis mais baixos de ansiedade e depressão em comparação àquelas que experimentaram uma redução na frequência.

Thaís ressalta, no entanto, que o casal integre a intimidade à sua rotina. Ela afirma:

“É fundamental que o casal priorize o sexo, pense mais sobre o assunto e encontre maneiras de encaixá-lo na rotina. À noite, o cansaço pode atrapalhar. O sexo pela manhã pode ser uma alternativa melhor, com benefícios para a libido e o relacionamento”.

Deixe seu comentário
- Anúncio -
Fucapi
Youtube - Rede Onda Digital
Siga-nos no Threads

| Compartilhar

Ivanildo Pereira
Ivanildo Pereira
Repórter de política na Rede Onda Digital Jornalista formado pela Faculdade Martha Falcão Wyden. Política, economia e artes são seus maiores interesses.

Mantenha-se conectado

0FansLike
0FollowersFollow
0FollowersFollow
0SubscribersSubscribe

Mais lidas

- Anúncio -
- Anúncio -