26.3 C
Manaus

DISQUE DENÚNCIA

Ouça a Rádio 92,3

Assista a TV 8.2

Pausar Ozempic nas festas é uma boa ideia? Veja o que dizem os médicos

Publicado em:

- Anúncio -

Fim de ano é época de muita comida, com festas de confraternização e banquetes familiares. Por isso, uma tendência tem sido observada nos últimos anos: algumas pessoas que usam medicamentos populares para diabetes ou perda de peso, como Saxenda, Ozempic e Wegovy, cogitam pular doses por uma ou duas semanas nesse período.

Esses medicamentos, especialmente o Ozempic, o mais popular deles, têm se tornado famosos por ajudar pessoas a perderem peso rapidamente. A princípio desenvolvido para tratar o diabete, o Ozempic suprime o apetite.

As drogas causam efeitos colaterais desconfortáveis que algumas pessoas podem querer evitar durante a temporada festiva, ou alguns podem querer evitar tomá-los simplesmente para desfrutar das comidas de fim de ano.

A Dra. Alyssa Dominguez, endocrinologista da Keck Medicine of USC em Los Angeles, falou sobre o tema. Ela disse:

“Pacientes me procuram perguntando sobre pular doses desses medicamentos durante as festas, durante as férias. Outra questão que frequentemente surge é o adiamento do início da medicação ou do aumento da dose.

Não é incomum alguém querer segurar a dose ou adiar um aumento de dose. Esses medicamentos têm efeitos colaterais como náusea, dor de estômago, constipação ou diarreia. Então, certamente, se alguém estivesse pensando em começar a medicação ou aumentar a dose, é totalmente compreensível por que alguém não quereria experimentar esses sintomas se for ficar em um avião por muito tempo ou em um país estrangeiro”.


Leia mais:

Efeito Ozempic: Veja 7 alimentos que ajudam na perda de peso

Especialistas dão dicas para evitar exageros nas comidas das festas de Natal e Réveillon


Os agonistas do receptor GLP-1 e agonistas duplos – como Ozempic, Wegovy, Mounjaro e Zepbound – são tipicamente usados como injeções semanais. Os agonistas do receptor GLP-1 funcionam imitando o hormônio GLP-1 no intestino, e os agonistas duplos funcionam imitando tanto os hormônios GLP-1 quanto GIP, que regulam a glicose no sangue e o apetite.

Na maioria dos casos, quando as pessoas começam com esses medicamentos, são prescritas doses baixas que gradualmente são aumentadas nas semanas seguintes. Mas os efeitos de uma pausa podem ter resultados diferentes, dependendo do motivo pelo qual se toma o medicamento. Para pessoas que estão simplesmente querendo perder peso, Dominguez diz:

“Esperaríamos que uma pessoa tivesse menos supressão do apetite e esvaziamento estomacal mais rápido, então provavelmente conseguiria comer mais, o que pode interferir em alguns esforços de perda de peso.

Esses medicamentos permanecem em seu corpo por um tempo. Então, mesmo se você pular uma dose, não é como se os níveis do medicamento caíssem para zero completo. Você ainda terá algum medicamento em seu sistema, então você ainda pode ter um efeito ajudando a controlar seu apetite. São coisas a considerar”.

A Dra. Deborah Horn, diretora de medicina da obesidade na UTHealth Houston, no Texas, também comentou o tema. Ela disse:

“No entanto, eu não recomendaria alguém pular sua dose apenas porque quer ter um pouco mais na temporada de festas. Nos preocupamos que após duas semanas, você tem um risco muito maior de ter efeitos colaterais, mesmo que não os tenha tido durante o aumento gradual da dose pela primeira vez, como náusea, constipação, diarreia ou vômito”.

Mas para quem quiser se esbaldar, Horn oferece uma orientação:

“Mantenha o tamanho da refeição em um nível que você possa tolerar. Sabemos que se você comer demais com esses medicamentos GLP-1, pode causar náusea ou dor abdominal desconfortável. Apenas seja cuidadoso com o volume”.

Com informações de CNN Brasil.

Deixe seu comentário
- Anúncio -
Youtube - Rede Onda Digital
Siga-nos no Threads
UEA - Universidade Estadual do Amazonas  - Informativo
Tribunal de Contas do Estado do Amazonas
Fucapi

| Compartilhar

Ivanildo Pereira
Ivanildo Pereira
Repórter de política na Rede Onda Digital Jornalista formado pela Faculdade Martha Falcão Wyden. Política, economia e artes são seus maiores interesses.

Mantenha-se conectado

Instagram Rede Onda Digital

Mais lidas

- Anúncio -
TV Onda Digital
Instagram Rede Onda Digital
Youtube - Rede Onda Digital
Siga-nos no Threads
Entrar no grupo de Whatsapp - Rede Onda Digital
- Anúncio -