Podemos pensar que dar presentes é uma característica puramente humana, mas acontece que muitos outros animais também presenteiam seus companheiros e companheiros. Se na manhã de Natal, ao abrir seu presente anual e descobrir meias descoladas e sua sensação for de uma decepção esmagadora, você pode pelo menos agradecer por não ser uma mosca-escorpião fêmea.
Porém, longe de ficarem desapontadas, as moscas-escorpião fêmeas apreciam a guloseima saborosa, recompensando seus pretendentes com a oportunidade de acasalar com elas. A doação de presentes nupciais — quando o macho presenteia a fêmea com um naco nutritivo durante o namoro e o acasalamento — foi observada em espécies tão diversas como caracóis, minhocas e lulas.
Sabe-se que os pássaros também gostam de dar presentes, com grandes picanços cinzentos machos empalando pequenas criaturas em espinhos e galhos para impressionar as parceiras, antes de oferecê-los como presentes durante o namoro.
No entanto, às vezes sabe-se que os animais dão presentes apenas para agradar o destinatário. Por exemplo, golfinhos foram observados dando comida às pessoas, com ofertas que incluem enguias, atum e polvos.
Leia mais:
Rituais com sementes para atrair mais dinheiro na noite da véspera de Natal
VÍDEO: Policial vestido de Grinch acaba com Natal de suspeitos de tráfico de drogas no Peru
Também há relatos de corvos dando presentes aos humanos que os ajudaram no passado.
A doação altruísta de presentes também é comum em bonobos, uma espécie de grandes macacos que compartilha quase 99% de seu DNA com humanos. Um estudo de 2013 descobriu que os bonobos, assim como os humanos, às vezes dão presentes a estranhos em atos de aparente caridade.
No caso dos bonobos, os macacos escolheram compartilhar alimentos, incluindo maçãs e bananas, com outros bonobos que não faziam parte do grupo, até mesmo optando por renunciar à própria comida para poder interagir com o estranho.
Mas se isso não parece particularmente romântico, você pode se animar com o fato de que outros animais, como corvos e bonobos, também parecem ter prazer com o simples ato de dar.