O Brasil lidera a produção mundial de café, representando uma parte considerável do mercado. Contudo, em 2025, a produção brasileira deve atingir 51,8 milhões de sacas de 60 kg, o que representa uma diminuição de 4,4% em comparação ao ano passado, conforme a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).
No entanto, a indústria do café continua a crescer em receita, registrando um crescimento de 60,85% nas vendas internas em 2024, alcançando um total de R$ 36,8 bilhões, de acordo com informações da Associação Brasileira da Indústria do Café (Abic).
A produção de café enfrenta obstáculos que variam desde a qualidade do solo até as flutuações no fornecimento de eletricidade. É crucial ter equipamentos modernos e eficazes para manter a competitividade e a produtividade. Drauzio Menezes, presidente da Hercules Motores Elétricos, esclarece que os motores elétricos são essenciais em várias fases do plantio e da colheita, sendo empregados em descascadores, transportadores, secadores, moedores e trituradores.
“Esses equipamentos precisam ser compatíveis com o índice de rendimento e com o fornecimento elétrico da região. Durante a produção, o uso do motor elétrico adequado à fazenda é um fator determinante para o sucesso da safra”, afirma.
A atualização do setor de café requer investimentos em tecnologias para aprimorar procedimentos e diminuir desperdícios.
“O uso de motores elétricos inadequados pode comprometer a produtividade e impactar os lucros, alerta Menezes. Para evitar falhas frequentes e melhorar o desempenho, a adoção de motores tecnológicos e eficientes tem sido uma prioridade”, ressalta o diretor.
De acordo com o diretor, a Hercules Motores Elétricos proporciona soluções inovadoras para satisfazer as necessidades do setor.
“Sabemos que descascadores e transportadores são equipamentos pesados. Pensando nisso, nossos motores são injetados em alumínio, tornando-os mais leves e facilitando o manuseio em caso de manutenção elétrica. Além disso, para os fabricantes de equipamentos de café, oferecemos motores com dois anos de garantia”, destaca Menezes.
Leia mais:
Anemia, sífilis e hepatite lideram ranking de doenças que impedem doação de sangue no Amazonas
Como manter uma boa higiene bucal? Conheça 5 dicas infalíveis e essenciais
A procura por maior produtividade e sustentabilidade na cultura do café requer investimentos constantes em equipamentos de última geração.
“Utilizando motores elétricos de última geração, os agricultores podem assegurar uma colheita de maior qualidade, diminuir os gastos operacionais e manter a competitividade no mercado mundial de café”, conclui Menezes.