Um dos questionamentos mais frequentes de quem tem axila ou virilha escura é: “O uso de lâminas é responsável por essa coloração?”. O que parece ser um mero capricho, na verdade, mexe diretamente com a autoestima de pessoas que passam por isso.
Segundo o Depyl Action, site brasileiro especializado em depilação, sim, o uso de lâmias influencia diretamente áreas do corpo a ficarem com manchas escuras.

Isso ocorre porque o aparelho machuca a cútis, provocando uma inflamação. A pele então reage, aumentando a produção de melanina na região e causando o escurecimento.
Outros efeitos do uso de lâminas
Pelos encravados também podem ser um problema para quem usa a lâmina como material para depilação. Quando o pertuito (a passagem estreita do pelo) fica tortuoso, o pelo muda o caminho natural e nasce dentro da pele.
Por ele ser feito de queratina, o organismo entende esse pelo como um corpo estranho e começa a englobar a substância. Dessa forma, formam-se os cistos (bolinhas vermelhas) e a região fica avermelhada — resultando na temida foliculite!

Leia também:
Veja tendências de maquiagem para cada tipo de rosto em 2025
Conheça 4 cortes de cabelo feminino que são tendência para 2025
Os pelos ficam mais grossos com lâminas?

Segundo o site, a lâmina não deixa o pelo mais grosso. Os pelos apenas criam pontas, que se desgastam e afinam com o tempo, cortadas. Por isso, o final do fio fica com a mesma espessura da extensão do cabelo. Após usar a lâmina, você apenas tem a impressão de que o fio fica mais grosso porque está vendo a base dos fios, mais espessa, crescer.