Voltar ao ritmo de produtividade após as férias de fim de ano pode ser uma tarefa desafiadora, pois devido às férias e viagens, o tempo de descanso muitas vezes não é o suficiente para recuperar as energias e começar um novo ano com máxima disposição. Porém, a alimentação pode ajudar a combater a fadiga.
A nutricionista e educadora física Dani Borges indica 6 alimentos que vão te ajudar a ter mais disposição no começo de ano.
Leia mais:
Xô anemia! Conheça 10 alimentos ricos em ferro para pôr no seu prato já!
Mingau de aveia: Conheça 5 benefícios diários deste alimento
Veja os alimentos que dão mais energia após as férias
Chá verde
Segundo a nutricionista, a bebida é uma excelente opção. Ela explica: “[O chá verde é] fonte de cafeína, ou seja, substância que possui ação termogênica e que proporciona mais energia e disposição. Também auxilia na melhora do humor e bem estar, pois possui um aminoácido que quando liberado em nosso corpo aumenta a produção de dopamina e serotonina, o triptofano”.
Guaraná em pó
A nutricionista diz: “O pó de guaraná é fonte de cafeína, que é um estimulante do sistema nervoso e que proporciona muita energia e disposição. Usado com moderação ajuda a melhorar o ânimo e a disposição”.
Café preto
“A cafeína, presente no café, é a substância psicoativa que age no sistema nervoso central proporcionando aumento do estado de alerta, redução do sono, maior disposição e energia, sem contar que também pode melhorar o humor”, segundo Borges.
Água de coco
“Além de melhorar a disposição, a água de coco é uma ótima fonte de hidratação para quem não gosta muito de consumir só água normal”, afirma a nutricionista.
Açaí
O açaí é amplamente conhecido como um estimulante, já que é rico em carboidratos e gorduras insaturadas, que auxiliam no controle da pressão arterial e do colesterol e de quebra proporcionam mais energia para o organismo. “É rico em vitaminas C, B1, e B2 e antioxidantes”, diz Borges.
Chocolate
“O chocolate amargo é fonte de antioxidantes e também possui cafeína, o que ajuda a manter o corpo alerta, aumenta a disposição e energia”, diz a nutricionista.
*Com informações de Metrópoles / Saúde em Dia