O mundo do cinema está de luto nesta quinta-feira (16/1), após a morte de David Lynch, renomado diretor americano conhecido por sua contribuição única às artes cinematográficas.
A família do cineasta confirmou o falecimento em nota oficial. Lynch, que tinha 77 anos, enfrentava complicações de saúde relacionadas ao enfisema pulmonar, doença diagnosticada em 2020.
O diretor dependia de suporte de oxigênio em seus últimos anos de vida. Em entrevista concedida em novembro de 2024, Lynch revelou que a condição limitava severamente sua capacidade de locomoção. “Mal consigo andar por um cômodo. É como se você estivesse andando por aí com um saco plástico em volta da cabeça”, afirmou na ocasião.
O que é o enfisema pulmonar?
O enfisema pulmonar faz parte do grupo de doenças conhecido como Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC), caracterizada pela obstrução constante das vias respiratórias devido a danos irreversíveis nos pulmões. A condição é frequentemente associada ao tabagismo, responsável por 80% dos casos.
Leia mais
Morre o diretor de cinema David Lynch, de “Cidade dos Sonhos” e criador da série “Twin Peaks”
Ex-diretor da Globo, Octávio Florisbal morre aos 84 anos em São Paulo
Lynch começou a fumar ainda na infância, aos 8 anos, e só conseguiu abandonar o hábito aos 75 anos. “O cigarro sempre esteve comigo, mas paguei o preço por isso”, confessou em entrevistas recentes.
A DPOC é atualmente a terceira principal causa de mortes no mundo, de acordo com dados globais de saúde. Para retardar o progresso da doença, especialistas recomendam a interrupção do tabagismo, exercícios regulares e a manutenção de vacinas contra gripe, pneumonia e Covid-19 em dia.