O programa Tribuna Livre desta segunda-feira (10/2) recebeu o secretário municipal de habitação e assuntos fundiários, Jesus Alves (MDB). Em entrevista ao apresentador Hissa Abrahão na Rede Onda Digital, o secretário da Semhaf falou sobre residências em áreas de riscos, déficit habitacional, êxodo populacional e programas habitacionais.
Nascido no município de Eirunepé, interior do Amazonas, Jesus Alves iniciou o assunto falando sobre críticas recebidas de parlamentares, contra a prefeitura na diminuição de residências em área de risco. Segundo o secretário, políticos precisam ajudar antes de criticar.
‘Tem situações que já são crônicas, por exemplo. A gente passa em Manaus um momento muito dramático que é a questão das moradias assentadas em área de risco. Isso vem se desenvolvendo há décadas. Então todos sabem que tem famílias que precisam ser removidas. Só que quando acontece uma calamidade uma catástrofe todos criticam. Quem está no poder só pode criticar se tiver de uma forma ou de outra tentando resolver aquela questão’ criticou Alves, sobre políticos que não ajudam por meio de emendas a retirar moradores de áreas de risco.
O Amazonas está em terceiro lugar entre os estados com maior déficit habitacional, atrás apenas de Amapá e Roraima. Com déficit habitacional de Manaus alcançando a marca de quase 120 mil domicílios em 2024, o chefe da pasta da Semhaf confessou que moradores em área de risco, fazem parte dessa falta de moradia digna na cidade.
Segundo especialistas, o crescimento populacional é o maior fator para a falta de moradia atualmente no Brasil. Jesus Alves explicou que o êxodo de estrangeiros ajudou com esse aumento na capital amazonense, principalmente de origem venezuelana.
A prefeitura de Manaus em parceria com o Governo Federal, pretende entregar 579 apartamentos do novo bairro planejado da capital, o Dorothéa Braga, contemplado pelo programa “Manaus Minha Terra”. O conjunto habitacional fica localizado no Lago Azul, zona Norte, onde existia a invasão Monte Horebe. A previsão de entrega é de 18 meses. A secretaria comandada por Jesus Alves é a grande responsável para conduzir o projeto.
O programa Tribuna Livre é transmitido de segunda a sexta ao vivo na Rede Onda Digital a partir de 13h no canal 8.2. A entrevista com Jesus Alves pode ser conferida na íntegra no youtube.com/RedeOndaDigital.