26.3 C
Manaus

DISQUE DENÚNCIA

Ouça a Rádio 92,3

Assista a TV 8.2

Chuva de meteoros Geminídeas atinge pico nesta sexta-feira (13); veja como assistir

Publicado em:

- Anúncio -

Considerada uma das maiores chuvas de meteoros de 2024, a Geminídeas vai alcançar seu pico entre a noite de sexta-feira (13/12) e madrugada de sábado (14/12). O fenômeno está ativo desde o dia 4 de dezembro e deve ter visibilidade mais baixa do que o normal devido a Lua cheia.

A chuva de meteoros Geminídeas, conhecida por meteoros brilhantes e intensamente coloridos, ficará visível durante a madrugada na direção nordeste do céu noturno.

Para observar o evento, o ideal é olhar para cima nas horas antes do amanhecer, após a lua desaparecer do céu, mas este ano o hemisfério norte terá mais visibilidade da chuva e a Lua irá ofuscar em 75% os meteoros.

A Nasa recomenda que os telespectadores se direcionem para um local mais escuro possível. Após cerca de 30 minutos no escuro, olhos dos telespectadores devem se adaptar e será possível ver meteoros.

Normalmente, esses fenômenos não exigem nenhum equipamento como telescópio ou binóculo para serem observados, mas as chuvas de meteoros precisam ser vistas em locais muito escuros, longe das luzes da cidade e com o horizonte livre. Até mesmo a luz da Lua cheia pode atrapalhar a visualização.

Segundo o portal Time And Date, tudo que você precisa é de um céu claro, sem nuvens e bastante paciência. Além, é claro, de saber se está olhando para o local certo no céu — o mapa interativo do site pode ajudar com isso.


Leia mais:

VÍDEO: chuva de meteoros ilumina céu no interior de São Paulo

VÍDEO: “Sete sóis” são filmados no céu de cidade na China


Confira as dicas:

  • Encontre um local de observação isolado, longe das luzes da cidade. Uma vez no local, seus olhos podem levar de 15 a 20 minutos para se acostumar com o escuro.
  • Leve um cobertor se fizer frio no local ou uma cadeira confortável com você, pois observar meteoros envolve o tempo de espera.
  • Depois de encontrar seu local de observação, se deite no chão e olhe para o céu. Um mapa interativo deve ajudar a encontrar a direção do radiante. Quanto mais alto o radiante estiver acima da linha do horizonte, mais meteoros você provavelmente verá.
  • As chuvas de meteoro costumam ter origem no ponto onde se encontra o radiante, mas eles podem ser vistos em qualquer lugar do céu.

No Brasil, os horários de observação variam conforme a região:

Norte e Nordeste: a partir das 21h30;

Sudeste e Centro-Oeste: por volta das 23h;

Sul: entre 23h e 23h59.

*Com informações do g1, CNN Brasil e UOL

Deixe seu comentário
- Anúncio -
Fucapi
Siga-nos no Threads
Youtube - Rede Onda Digital

| Compartilhar

Mantenha-se conectado

0FansLike
0FollowersFollow
0FollowersFollow
0SubscribersSubscribe

Mais lidas

- Anúncio -
- Anúncio -