As principais notícias de Manaus, Amazonas, Brasil e do mundo. Política, economia, esportes e muito mais, com credibilidade e atualização em tempo real.
Rede Onda Digital
Assista a TV 8.2

Setor de Serviços do Amazonas registrou a segunda maior queda do País em novembro, diz IBGE

Volume de serviços prestados em novembro no Amazonas sofreu a segunda maior retração do País, conforme Pesquisa Mensal do IBGE
13/01/26 às 08:44h
Setor de Serviços do Amazonas registrou a segunda maior queda do País em novembro, diz IBGE

Setor de serviços de beleza teve retração em novembro, diz pesquisa mensal do IBGE

O setor de serviços do Amazonas registrou uma das maiores retrações do País em novembro de 2025, com uma redução no volume comercializado de -3%, abaixo apenas da retração registrada no Distrito Federal, que foi de -3,4%. O movimento seguiu uma tendência nacional, com 17 dos 27 Estados registrando queda no volume de prestação de serviços, conforme apurado pela Pesquisa Mensal de Serviços, divulgada nesta terça-feira (13/01) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A maior parte (17) das 27 unidades da federação assinalou retração no volume de serviços em novembro de 2025, frente a outubro, na série com ajuste sazonal, acompanhando o decréscimo observado no resultado do Brasil (-0,1%).

Os impactos negativos mais importantes vieram do Rio de Janeiro (-1,4%), Distrito Federal (-3,4%), Bahia (-1,5%) e Amazonas (-3,0%). Em contrapartida, São Paulo (0,3%) e Minas Gerais (1,1%) exerceram as principais contribuições positivas do mês, seguidos por Pará (2,6%) e Pernambuco (1,3%).

Conforme os números nacionais, a variação negativa do volume de serviços (-0,1%), de outubro para novembro de 2025, foi acompanhada por apenas duas das cinco atividades de divulgação: transportes (-1,4%) e informação e comunicação (-0,7%). Em contrapartida, houve altas em profissionais e administrativos (1,3%) e outros serviços (0,5%), com o primeiro acumulando um ganho de 1,6% nos últimos 2 meses, enquanto o último registrou um crescimento acumulado de 3,5% entre julho e novembro. Por sua vez, os serviços prestados às famílias (0,0%) ficaram estáveis neste mês.

Frente a novembro de 2024, o volume do setor de serviços cresceu 2,5% em novembro de 2025, vigésimo resultado positivo seguido. O avanço deste mês foi acompanhado por quatro das cinco atividades de divulgação e por 47,6% dos 166 tipos de serviços investigados.


Saiba mais:

PSDB não terá candidato próprio ao Governo do Estado e descarta apoio a Omar, revela Plínio Valério

Levantamento da ANP mostra o manauara pagando um dos combustíveis mais caros do País


Análise mostra impacto no ano de 2026

Para o economista Max Cohen, a retração do setor de serviços é mais um sinal da desaceleração da economia amazonense, cuja versão mais evidente é a retração no núcleo de consumo.

“Nos serviços, o desempenho interanual foi ainda mais fraco, com retração de -5,2%, e o acumulado no ano praticamente zerado. Além do turismo, setores ligados à logística, serviços públicos, saúde e parte do polo industrial tendem a apresentar maior resiliência relativa, enquanto segmentos dependentes de crédito ao consumidor e renda disponível mostram maior vulnerabilidade ao longo de 2026”, analisou.