Novas funcionalidades para Pix foram anunciadas pelo Banco Central (BC) nesta quinta-feira (3/4). O sistema de pagamentos instantâneos eletrônicos está em vigor desde 2020. As inovações foram apresentadas pelo presidente da instituição, Gabriel Galípolo, durante evento que celebrou os 60 anos do BC, reunindo ex-presidentes, autoridades e servidores.
Pix Parcelado chega em setembro
Uma das principais novidades é o Pix Parcelado, previsto para ser lançado em setembro. A funcionalidade permitirá que o usuário parcele pagamentos via Pix, enquanto o recebedor terá acesso ao valor total da transação imediatamente.
Leia mais
PIX: Banco Central identifica vazamento de dados de usuários; Veja quais
Pix por aproximação: Saiba como configurar e usar no seu celular Android
Segundo o Banco Central, essa modalidade tem o potencial de impulsionar o uso do Pix no varejo, facilitando compras de maior valor para consumidores que não possuem acesso a esse tipo de crédito. Além de pagamentos por bens e serviços, o Pix Parcelado poderá ser utilizado para transferências entre pessoas.
Pix em Garantia será lançado em 2026
Outra inovação em desenvolvimento é o Pix em Garantia, que permitirá o uso de valores a receber como garantia para operações de crédito. De acordo com o BC, essa funcionalidade tem como objetivo reduzir os custos de crédito para empresas que utilizam o Pix de forma significativa.
Destinada ao setor empresarial, a modalidade ainda está em fase de estruturação e deve ser disponibilizada apenas em 2026, devido à complexidade da infraestrutura necessária para sua implementação. O Banco Central reforçou que não haverá mudanças no uso do Pix por pessoas físicas.
Novo canal para rastrear fraudes
Para reforçar a segurança das transações, o BC anunciou um canal de autoatendimento para o Mecanismo Especial de Devolução (MED). A partir de 1º de outubro, os usuários poderão contestar transações suspeitas diretamente pelo aplicativo do banco, sem necessidade de contato com o atendimento da instituição financeira.
O MED poderá ser acionado em casos de golpes, fraudes e transações indevidas, aumentando as chances de recuperação dos valores bloqueados na conta do fraudador. No entanto, a ferramenta não poderá ser utilizada para disputas comerciais ou erros de digitação na chave Pix por parte do pagador.
Novos comprovantes para evitar golpes
Desde o dia 1º de abril, os comprovantes do Pix passaram a contar com novas identificações visuais. Transações agendadas agora exibem o termo “Agendamento Pix” e um ícone de calendário com relógio, enquanto pagamentos concluídos apresentam um ícone de check.
De acordo com o Banco Central, essa medida tem como objetivo dificultar golpes envolvendo falsos comprovantes e facilitar a verificação da efetividade da transação pelo recebedor.
Com essas atualizações, o BC reforça a evolução do Pix, ampliando sua usabilidade e segurança para consumidores e empresas.