38% dos amazonenses pretendem gastar acima de R$ 400 no Natal

Romantic Christmas shopping.Sale, technology and people concept – happy young couple with shopping bags.Image taken inside a shopping mall.
A chegada do Natal vai movimentar o comércio de Manaus neste ano. É o que revela a pesquisa de intenção de compras para o Natal 2025, realizada pelo Instituto Fecomércio de Pesquisas Empresariais do Amazonas (Ifpeam) e divulgada nesta segunda-feira (10/11). O levantamento, feito em outubro com 1.145 consumidores, mostra que 94% dos entrevistados pretendem comprar presentes neste Natal.
Os gastos devem se concentrar em duas faixas principais: 38% pretendem gastar acima de R$ 400, enquanto 46% planejam investir entre R$ 101 e R$ 300 no total de compras. Entre os itens mais procurados estão: vestuário (32%), perfumaria e cosméticos (18%), brinquedos (17%) e acessórios (9%).
As intenções de compra estão concentradas especialmente no núcleo familiar. Mães (22%), filhos, afilhados ou enteados (22%) e cônjuges ou namorados(as) (17%) lideram a lista de pessoas que devem ser presenteadas. Além disso, 77% dos consumidores planejam comprar mais de um presente neste Natal.
A pesquisa também confirma a força do comércio presencial: 94% dos consumidores afirmam que pretendem realizar as compras em lojas físicas, enquanto apenas 6% optam pelo ambiente on-line. Os Shoppings Centers, responsáveis por 40% da preferência, e o Centro da cidade, com 37%, aparecem como os principais pontos de compra, seguido por lojas de bairro (20%).
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Compras antecipadas são tendência
Mais da metade dos consumidores (55%) pretende antecipar as compras com pelo menos duas semanas de antecedência, enquanto 37% devem deixar para a semana que antecede o Natal.
A pesquisa mostra que o cartão de crédito será a principal forma de pagamento neste Natal, citado por 50% dos consumidores. O Pix aparece em segundo lugar, com 40% das preferências. Já o crediário, carnê ou cartão de loja serão utilizados por 10% dos entrevistados.






