EUA suspende tarifa de importação de 40% do café, frutas, carne bovina e outros produtos brasileiros

(Foto: Ricard Stuckert/PR)
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta quinta-feira (20/11) que suspendeu a tarifa extra de 40% sobre a importação de vários produtos brasileiros. A lista divulgada pela Casa Branca inclui itens como café, chá, frutas tropicais, sucos, cacau, especiarias, banana, laranja, tomate e carne bovina.
A decisão aparece em uma ordem executiva assinada por Trump. No documento, ele afirma que a mudança foi tomada após uma conversa por telefone com o presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva (PT), na qual os dois concordaram em abrir negociações relacionadas ao Decreto Executivo 14.323. Essas conversas ainda estão em andamento.
Segundo o texto, a Casa Branca também levou em conta análises e recomendações de autoridades que acompanham a situação ligada ao estado de emergência declarado no mesmo decreto. As orientações recebidas indicaram que parte das exportações agrícolas brasileiras não deveria continuar sujeita à cobrança adicional de 40%, já que houve avanços nas tratativas com o governo brasileiro.
A lista dos produtos que deixam de pagar a tarifa foi divulgada em um anexo oficial. Trump afirma no documento que essas mudanças são “necessárias e adequadas” para lidar com a emergência declarada no decreto.
Lula comemora decisão
Em seu perfil do X (antigo Twitter), o presidente Lula comemorou a decisão do presidente Donald Trump, e disse que a derrubada da taxa de 40% é fruto do diálogo franco que teve com o republicano, e que esse foi um passo na direção certa.
Leia mais
Escândalo sexual: novos e-mails do empresário Jeffrey Epstein voltam a assombrar Donald Trump
“Seguiremos nesse diálogo com o presidente Trump tendo como norte nossa soberania e o interesse dos trabalhadores, da agricultura e da indústria brasileira”, concluiu Lula.
A derrubada da taxa de 40% imposta pelo governo norte-americano a vários produtos agrícolas brasileiros é uma vitória do diálogo, da diplomacia e do bom senso.
O diálogo franco que mantive com o presidente Trump e a atuação de nossas equipes de negociação, formada pelo… pic.twitter.com/ipSlcGGIRT
— Lula (@LulaOficial) November 21, 2025
Confira os produtos listados
- café;
- carne bovina;
- açaí;
- cacau;
- banana;
- tomate;
- coco;
- castanha de caju;
- mate;
- especiarias, como pimenta, canela, baunilha, cravo e noz-moscada.
*Com informações da Agência Brasil.






