Abraciclo prevê recorde histórico de emplacamentos de motocicletas em 2025

A Associação Brasileiira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo) divulgou, nesta terça-feira (23), os números da produção de motos no Polo Industrial de Manaus (PIM), de janeiro a agosto, e estimou que em 2025 o setor vai bater o recorde histórico de licenciamentos, registrado em 2011, quando foram emplacadas 1,9 milhão de unidade.
Conforme dados oficiais do setor, de janeiro a agosto deste ano foram produzidas em Manaus 1,33 milhão de unidades, um crescimento de 12% em relação ao mesmo período do ano passado. São os melhores números do setor desde 2011, quando no governo da ex-presidente Dilma Roussef (PT), a taxa básica de juros chegou a 7,25% e impulsionou o financiamento de motos.
A Abraciclo também mostrou que no mesmo período, janeiro a agosto, foram licenciadas no País 1,41 milhão de motos, o melhor desempenho da história para este período, o que sinaliza para um total de mais de 2 milhões de unidade ao final do ano, superando o 1,9 milhão de 2011.
Saiba mais:
Caviar amazônico ganha versões criativas e cheias de sabor
Quinto Constitucional: Caroline Frota diz que paridade é conquista histórica das mulheres
Produção de motos impulsiona faturamento do PIM
O aumento na produção de motocicletas também impulsionou o faturamento do Polo Indústria de Manaus, conforme mostra o estudo Indicadores da Suframa (Superintendência da Zona Franca de Manaus) relativo aos sete primeiros meses do ano.
Este estudo mostrou um faturamento de R$ 128,7 bilhões no período de janeiro a julho de 2025, montante que representou um crescimento de 11,95% em comparação com o mesmo intervalo do ano anterior Deste total, o polo de Duas Rodas foi responsável por 19,81%, o segundo mais importante, ficando atrás apenas do polo de Bens de Informática (21,54%).
No total, até julho a Suframa registra a produção de 1.226.225 unidades produzidas, aumento de 15,44% em relação ao mesmo período (jan-jul) de 2024.
