As principais notícias de Manaus, Amazonas, Brasil e do mundo. Política, economia, esportes e muito mais, com credibilidade e atualização em tempo real.
Rede Onda Digital
Assista a TV 8.2

13º e Black Friday fazem Pix bater novo recorde de transações no Brasil: 297 milhões em um único dia

Pix, sistema de pagamento que se tornou preferido dos brasileiros, registrou novo volume recorde de transações num único dia
01/12/25 às 11:32h
13º e Black Friday fazem Pix bater novo recorde de transações no Brasil: 297 milhões em um único dia

(Foto: Agência Brasil)

O Pix, sistema instantâneo de transferências financeiras do BC (Banco Central), bateu um novo recorde ao superar 297,4 milhões de transações em um único dia. A marca foi registrada na última sexta-feira (28/11), data limite para o pagamento do 13º salário aos profissionais com carteira assinada, e é resultado da transferência de R$ 166,2 bilhões.

A sexta-feira representou a data limite para os patrões distribuírem a primeira parcela da remuneração extra aos profissionais formais. O Dieese estima que o 13º deste ano beneficia 95,3 milhões de trabalhadores e vai injetar R$ 369,4 bilhões na economia.

A primeira parcela do 13º salário é isenta de descontos. A segunda etapa, prevista para ser distribuída até o dia 20 de dezembro, é ajustada conforme os abatimentos do Imposto de Renda e contribuição previdenciária ao INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).


Leia mais:

Regras do PIX ampliam rastreamento e facilitam devolução em casos de fraude

Criminosos criam página fake da Shopee para dar golpes na Black Friday


Além disso, a Black Friday, que também foi no dia 28, também contribuiu para o volume de transações: A data especial do comércio brasileiro contou com o Pix como opção de pagamento.

O recorde anterior de transações Pix havia sido alcançado no dia 5 de setembro. Na ocasião, o quinto dia útil daquele mês resultou em 290 milhões de transações pelo sistema.

O Pix já é a forma de pagamento preferida do brasileiro. Segundo levantamento realizado pelo BC no ano passado, o meio de pagamento instantâneo é usado por 76,4% da população. O percentual supera o uso dos cartões de débito (69,1%) e crédito (51,6%) e do dinheiro (68,9%).

*Com informações de UOL