STF ordena reabertura de inquérito contra Valdemar Costa Neto

(Foto: Beto Barata/PL)
O Supremo Tribunal Federal (STF) determinou a reabertura da investigação contra o presidente do Partido Liberal (PL), Valdemar Costa Neto, por possível envolvimento na tentativa de golpe de Estado em 2022. A decisão foi tomada pela primeira turma do STF na noite desta terça-feira (21/10).
A proposta de retomar o inquérito partiu do ministro Alexandre de Moraes, relator dos processos sobre a trama golpista, durante o julgamento do chamado “núcleo 4”, grupo acusado de espalhar fake news para atacar o sistema eleitoral. O voto de Moraes foi acompanhado pelos ministros Cristiano Zanin, Cármen Lúcia e Flávio Dino. O ministro Luiz Fux, que divergiu dos demais ministros no julgamento, não chegou a analisar essa parte da decisão.
Leia mais
Moraes solicita reabertura de inquérito contra Valdemar Costa Neto
Primeira turma do STF condena núcleo das “fake news” envolvidos em suposto golpe de estado
Valdemar já havia sido indiciado pela Polícia Federal (PF), mas a Procuradoria-Geral da República (PGR) não apresentou denúncia contra ele na época. Segundo Moraes, há indícios de que o presidente do PL tenha participado de uma organização criminosa e da tentativa de enfraquecer o Estado Democrático de Direito.
O ministro lembrou ainda que, mesmo quando um inquérito é arquivado, novas investigações podem ser abertas se surgirem novas provas.
De acordo com a PF, Valdemar financiou e incentivou ataques sem fundamento à credibilidade das urnas eletrônicas e teve papel importante na disseminação de desinformação sobre o processo eleitoral.
*Com informações da CNN Brasil.
