Pesquisa Quaest: Lula aparece à frente em todos os cenários eleitorais testados

(Foto: Agência Brasil)
A primeira pesquisa Quaest de 2026, divulgada nesta quarta-feira (14/1), indica que o atual presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), aparece em todas as simulações à frente dos adversários, com vantagens que variam de cinco a 20 pontos percentuais. Além da avaliação administrativa, o levantamento testou cenários de segundo turno para a eleição presidencial.
No confronto com o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), Lula tem 44% das intenções de voto, contra 39% do adversário. Já em um eventual segundo turno contra o senador Flávio Bolsonaro (PL), o presidente soma 45%, enquanto o parlamentar aparece com 38%.
Outros cenários também mostram vantagem do petista. Contra Ratinho Júnior (PSD), Lula registra 43% ante 36%. Frente a Ronaldo Caiado (União Brasil), o placar é de 44% a 33%. No embate com Romeu Zema (Novo), o presidente alcança 46%, contra 31% do governador mineiro. Lula também lidera contra Aldo Rebelo (Democracia Cristã), com 45% a 27%, e contra Renan Santos (Missão), com 46% a 26%.
A pesquisa foi encomendada pela Genial Investimentos e ouviu 2.004 pessoas com 16 anos ou mais entre os dias 8 e 11 de janeiro. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%.
Saiba mais:
João Rufino Júnior assume comando da regulação de resíduos sólidos na AGEMAN
Prefeitura de Manaus faz redistribuição na Semsa e confirma Isaac Tayah na Vigilância Sanitária
Desaprovação da gestão
Segundo o levantamento, 49% dos eleitores desaprovam a gestão federal, enquanto 47% aprovam. Outros 4% disseram não saber ou preferiram não responder.
Os números são semelhantes aos registrados na pesquisa anterior, divulgada em dezembro de 2025, quando a desaprovação era de 49% e a aprovação de 48%, o que aponta estabilidade no cenário de opinião pública sobre o governo.
*Com informações de GloboNews.






