Ministério da Saúde alerta para aumento de casos de intoxicação por metanol nos próximos dias

(Foto: reprodução)
O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, afirmou nesta quarta-feira (1º/10) que o número de casos suspeitos de intoxicação por metanol deve crescer nos próximos dias, em razão do reforço das medidas de vigilância em todo o país.
Segundo ele, a ampliação da atenção dos profissionais de saúde e a recomendação de notificação imediata devem resultar em maior volume de registros. Está aumentando a sensibilidade para isso, chamando mais a atenção dos profissionais de saúde, aumentando a suspeita desses profissionais e, com a notificação imediata, subindo mais rápido essa informação também”, explicou em coletiva de imprensa sobre vacinação, em Brasília.
Até a noite de terça-feira (30/9), o ministério contabilizava 26 casos suspeitos. Além de São Paulo, Pernambuco confirmou três novas notificações nesta quarta-feira.
Leia mais
Ministério da Saúde determina notificação imediata de casos de intoxicação por metanol
Bares de Manaus se posicionam sobre bebidas adulteradas com metanol
Padilha ressaltou que as orientações foram enviadas a todo o sistema de vigilância nacional, com o objetivo de identificar rapidamente possíveis ocorrências. Ele também não descartou a possibilidade de registros em diferentes regiões do país.
“A nossa expectativa é que, no reforço da sensibilidade, da divulgação do problema, isso aumente também a suspeita pelos profissionais de saúde e aumente o número de casos notificados”, afirmou o ministro.
Até o fechamento desta matéria, nenhum caso de intoxicação por metanol foi registrado
(*)Com informações da Agência Brasil
