Rede Onda Digital
Ouça a Rádio 92,3Assista a TV 8.2
BR-319: “Vamos derrubar o veto”, diz Sinésio Campos após conversa com Omar Aziz sobre decisão de Lula

BR-319: “Vamos derrubar o veto”, diz Sinésio Campos após conversa com Omar Aziz sobre decisão de Lula

Gaby Santos
Por Gaby Santos | 12 de agosto de 2025

O presidente do Partido Trabalhista no Amazonas (PT-AM), deputado Sinésio Campos, declarou em sessão na Assembleia Legislativa do Estado (Aleam), que em conversa com o senador Omar Aziz (PSD-AM), houve a confirmação da derrubada do veto do presidente Lula, que impede a recuperação da BR-319.

“Liguei para o líder da bancada no senado, nosso senador omar aziz e perguntei a posição da bancada do Amazonas e, no que se diz respeito ao veto, ele me afirmou de forma categórica: ‘vamos derrubar o veto'”, explicou o parlamentar.

Veja a fala:

O que disse Omar sobre o veto de Lula?

No Senado Federal, o senador Omar Aziz (PSD-AM) fez um pronunciamento criticando os vetos presidenciais que prejudicam a recuperação da BR-319 e apelou ao presidente da Casa, Davi Alcolumbre, para pautar a apreciação desses vetos tão logo cheguem ao Congresso.

Conforme o parlamentar, a decisão do governo de vetar, por exemplo, a emenda que autoriza a repavimentação de estradas já existentes, como a BR-319 — via já asfaltada e consolidada, que liga Amazonas e Rondônia ao restante do país — não se sustenta tecnicamente nem ambientalmente.

“Depois de acordado, o governo vem e veta. Isso é inadmissível”, declarou o senador.

Omar ainda classificou como “antipatriotas” aqueles que atuam contra os interesses nacionais, tanto fora quanto dentro do país.

“Quem está a serviço da população brasileira não deixaria dois estados isolados, como Roraima e Amazonas. É preciso pensar no Brasil e não em agradar países que ignoram a questão ambiental”, criticou.

Omar Aziz disse que os parlamentares precisam derrubar aqueles vetos que prejudicam diretamente o desenvolvimento nacional. O senador ainda anunciou que fará um apelo formal para que, ao chegarem ao Senado, os vetos sejam pautados em menos de 24 horas para análise conjunta com a Câmara dos Deputados.

“O Senado e a Câmara não podem ser subservientes a ninguém. Precisamos analisar veto a veto, manter os que forem justos e derrubar os que impedem o avanço do país. Isso é urgente e urgentíssimo”, pontuou.


Leia também:

Desmatamento cresce 67% na área de influência da BR‑319 em abril, aponta Observatório

Mourão pede para Lula ‘vestir as sandálias da humildade’ por não negociar tarifaço com Trump


Eduardo Braga expõe veto de Lula

O tema também foi abordado por Eduardo Braga (MDB), na segunda (11/8). Em um vídeo publicado nas redes sociais ele explica que a decisão do presidente Lula é prejudicial ao andamento do recapeamento da rodovia.

“O presidente Lula resolveu vetar a nossa emenda que resolveria a questão do licenciamento da Br-319 e que viabilizaria o licenciamento do trecho do meio”, declarou ele em vídeo.

Segundo o senador, a justificativa é de que o licenciamento deve ser tratado em uma nova medida provisória.

Veja o vídeo: