Rede Onda Digital
Ouça a Rádio 92,3Assista a TV 8.2
VÍDEO: Lula convida Donald Trump para conhecer o “Brasil verdadeiro”

VÍDEO: Lula convida Donald Trump para conhecer o “Brasil verdadeiro”

Declarações do chefe do Executivo brasileiro acontecem em meio às tensões comerciais provocadas pela tarifa de importação de 50% sobre produtos brasileiros determinada pelo governo norte-americano

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou, em vídeo publicado nas redes sociais no sábado (17/08), que deseja conversar pessoalmente com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, para mostrar “o Brasil verdadeiro”. O petista também disse esperar que o republicano visite o Palácio da Alvorada, em Brasília.

Nas imagens, Lula aparece plantando um pé de uva da variedade Vitória, desenvolvida pela Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), e aproveitou o momento para mandar recados a Trump.

“A uva brasileira, desenvolvida pela Embrapa, que é uma das maiores empresas de tecnologia agrícola do mundo. Por isso, Trump, eu queria aproveitar este sábado, em que estou plantando o pé de uva Vitória aqui no Palácio da Alvorada, um lugar que eu espero que um dia você possa visitar, para que a gente possa conversar e para que você conheça o Brasil verdadeiro”, afirmou.

As declarações do chefe do Executivo brasileiro acontecem em meio às tensões comerciais provocadas pela tarifa de importação de 50% sobre produtos brasileiros determinada pelo governo norte-americano. A sobretaxa entrou em vigor no último dia 6.

Veja o vídeo:


Saiba mais:


Trump justificou a medida como uma forma de proteger empresas norte-americanas de políticas “incomuns” e “extraordinárias” atribuídas ao governo brasileiro. Segundo o republicano, tais ações estariam prejudicando a economia dos Estados Unidos, os direitos de liberdade de expressão de seus cidadãos e a política externa do país.

Em resposta, Lula reforçou que deseja diálogo.

“Estou plantando comida, e não violência ou ódio. Espero que um dia a gente possa conversar, presidente Trump, para o senhor aprender a qualidade do povo brasileiro”, disse no vídeo.

Além da mensagem pública, Lula confirmou recentemente que enviou uma carta convidando Donald Trump para participar da COP30, que será realizada em novembro de 2025, em Belém, no Pará. O evento é considerado estratégico para debater questões climáticas e de preservação da Amazônia.

O presidente também declarou estar pronto para representar o Brasil na Assembleia Geral da ONU, marcada para 23 de setembro, em Nova York, onde tradicionalmente o líder brasileiro é o primeiro a discursar. Lula destacou a expectativa de encontrar Trump durante a reunião e reiterou o interesse em aproximar o diálogo entre os dois países, mesmo diante do cenário de atrito econômico.