As principais notícias de Manaus, Amazonas, Brasil e do mundo. Política, economia, esportes e muito mais, com credibilidade e atualização em tempo real.
Rede Onda Digital
Assista a TV 8.2

“Eu ajudei a fazer farinha”, diz Lula ao visitar comunidade ribeirinha em Santarém

Ao lado de Janja, presidente deve visitar outras comunidades no Pará
03/11/25 às 07:55h
“Eu ajudei a fazer farinha”, diz Lula ao visitar comunidade ribeirinha em Santarém

Foto: Reprodução/Instagram

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) visitou neste domingo (2/10) a Aldeia Vista Alegre de Capixauã, localizada na zona Rural de Santarém (PA). A visita faz parte de um cronograma de viagens antes da COP30, que acontece em Belém, de 10 a 21 de novembro.

Nas redes sociais, ele mostrou detalhes da visita, além de diálogos e até fazendo farinha com os membros da comunidade.

“De farinha grossa, eu sei, eu ajudei a fazer a farinha grossa aqui. Você que gosta de comer uma farofa e não sabe de onde vem, essa aqui é feita por pessoas que ainda não têm energia elétrica, que fazem tudo na base da mão. E é por isso que eu tô aqui ajudando, porque eu tenho duas mãos fortes. Quando você comer uma farofinha que estiver assim amarelinha, você vai falar: ‘foi o Lula que fez essa farofa’”, disse ele, em tom de brincadeira.

O presidente ainda enfatizou a importância da classe média brasileira conhecer a produção agrícola familiar da região.

Veja o vídeo:

Ao todo, Lula e a primeira-dama, Janja, farão dois dias de viagens pelas comunidades ribeirinhas, indígenas e extrativistas da região. No roteiro estão visitas a Santarém e Belém, para tratar sobre bioeconomia, turismo sustentável, fortalecimento das comunidades tradicionais e outros tópicos.


Leia também:

Lula visita Santarém e se reúne com indígenas e ribeirinhos às vésperas da COP30

Dono da Havan é condenado a indenizar Lula por chamá-lo de ‘cachaceiro’, em faixa de avião


Janja faz publicação nas redes socais

Janja também compartilhou nas redes sociais alguns momentos da viagem presidencial pela região amazônica. Em um vídeo publicado, ela aparece, ao lado de Lula, navegando pelo rio Tapajós, e comentou sobre a necessidade da preservação ambiental.

Sobre a Cop30

A COP30 ocorrerá em Belém, no Pará, de 10 a 21 de novembro, e reunirá líderes globais para discutir ações contra as mudanças climáticas na região da Amazônia, considerada essencial para o equilíbrio climático mundial. A conferência, que acontece pela primeira vez na maior floresta tropical do planeta, discutirá temas como financiamento climático, transição energética, fim do desmatamento e adaptação ao novo clima.