As principais notícias de Manaus, Amazonas, Brasil e do mundo. Política, economia, esportes e muito mais, com credibilidade e atualização em tempo real.
Rede Onda Digital
Ouça a Rádio 92,3Assista a TV 8.2

Lula garante que BR-319 será reconstruída com responsabilidade e defende Marina Silva

BR-319, inaugurada em 1976, possui 885,9 quilômetros de extensão, sendo 821 km no Amazonas e 64,9 km em Rondônia
Lula garante que BR-319 será reconstruída com responsabilidade e defende Marina Silva

Ministra Marina Silva e presidente Lula (Foto: Miguel Schincariol/Getty Images)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) garantiu, em entrevista exclusiva à Rede Amazônica, em Brasília, na segunda-feira (8/9), que a recuperação da BR-319 finalmente sairá do papel.

A BR-319, inaugurada em 1976, possui 885,9 quilômetros de extensão, sendo 821 km no Amazonas e 64,9 km em Rondônia. É a única ligação terrestre entre o Amazonas e o restante do país, além de ser fundamental para cidades como Humaitá, Lábrea e Manicoré.

O chefe do Executivo destacou que a obra será conduzida com responsabilidade ambiental e diálogo com diferentes setores da sociedade.

“Vamos fazer a BR-319, eu posso te garantir. Mas vamos fazer de comum acordo com os ambientalistas, com aqueles que precisam da estrada e, sobretudo, para atender duas capitais que não podem ficar isoladas como Porto Velho e Manaus”, afirmou Lula.

Há mais de três décadas, a rodovia enfrenta trechos não pavimentados que dificultam o tráfego e provocam prejuízos a motoristas, transportadores e comunidades que dependem da estrada. Impasses ambientais têm travado a conclusão da reconstrução completa.

Lula reforçou que o projeto não permitirá danos irreversíveis à floresta amazônica.

“Não podemos fazer uma rodovia e, dois meses depois, ver o desmatamento, o grileiro criando gado onde não pode criar gado, plantando soja onde não pode plantar soja. Temos que manter a floresta intocável para o bem da humanidade inteira”, disse.


Saiba mais:


O presidente também defendeu a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva.

“Às vezes jogam a culpa em cima da Marina. Mas a Marina nunca disse que é proibido fazer. O que ela quer discutir é como fazer as coisas. E se for bem feito, é melhor para todo mundo”, pontuou.

Segundo Lula, a recuperação da BR-319 depende de um pacto conjunto entre União, estados e municípios.

“Temos que ter responsabilidade do governo federal, do governo estadual e das prefeituras para que a gente cuide da Amazônia”, concluiu.