Em entrevista ao programa Tribuna Livre, da Rede Onda Digital, na última sexta-feira (23/5), o senador Eduardo Braga (MDB), deixou claro que só tem espaço para uma candidatura ao governo do Amazonas dentro do seu atual grupo político.
Quando perguntado sobre a possibilidade de tanto Omar Aziz quanto David Almeida se candidatarem, Braga afirmou:
“(…) Eu acho que essa hipótese não acontecerá. Por que? Porque eu não vejo viabilidade para as duas candidaturas, é uma ou outra. (…) Eu conversei muito com o David, com o Omar, que nós precisávamos estabelecer um movimento “Um Amazonas forte de novo”, e por isso eu tô acreditando sinceramente que esse movimento, de união, do “Um Amazonas forte de novo”, ela se aguenta até o dia da formalização da candidatura. E será o candidato aquele que construiu a candidatura mais forte”, afirmou o senador.
A fala de Braga
Fazendo uma rápida análise da fala do senador, podemos pontuar que:
1) Eduardo Braga (MDB) teve a oportunidade de simplesmente afirmar que Omar Aziz (PSD) é o candidato ao governo do seu grupo político, mas não o fez, limitou-se a dizer que é “uma ou outra” candidatura, deixando no ar a possibilidade do prefeito ser candidato.
2) Quando Eduardo Braga (MDB) afirma que não vê viabilidade para duas candidaturas e reforça a importância do movimento “Um Amazonas forte de novo”, ele basicamente está dizendo que não vai tomar lado em uma eventual disputa entre David e Omar pela candidatura ao governo, e que deve apoiar o que ganhar a disputa. Prova disso é a afirmação: “E será o candidato aquele que construiu a candidatura mais forte”.
Bem confortável a posição política que Eduardo Braga tenta construir, não?