
Se a eleição presidencial fosse hoje, Lula empataria com Bolsonaro, Michelle e Tarcísio, diz pesquisa
Levantamento divulgado pela Paraná Pesquisas, realizado entre os dias 17 e 21 de agosto de 2025, revela que, caso a eleição presidencial fosse hoje, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) enfrentaria empate técnico contra o ex-presidente Jair Bolsonaro, a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL) e o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) nos cenários de 2º turno.
A pesquisa ouviu 2.020 eleitores com 16 anos ou mais, em 26 estados e no Distrito Federal. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%.

Lula x Jair Bolsonaro
Mesmo inelegível até 2030 por decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) segue se apresentando como pré-candidato e aparece bem posicionado.
Segundo o levantamento, Bolsonaro tem 44,4% das intenções de voto, contra 41,5% de Lula. A diferença de 2,9 pontos percentuais coloca os dois em situação de empate técnico.
-
Lula (PT) – 41,5%
-
Jair Bolsonaro (PL) – 44,4%
-
Brancos/nulos – 8,8%
-
Não sabem – 5,4%
Os percentuais mostram que, caso as eleições fossem hoje, o cenário seria tão disputado quanto o de 2022, quando Lula venceu no 2º turno por 50,9% contra 49,1% dos votos válidos.

Lula x Michelle Bolsonaro
Outro cenário avaliado foi o confronto com a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro, atual presidente do PL Mulher. Michelle tem forte apoio entre o eleitorado feminino conservador e evangélico.
No levantamento, Lula registra 43,4%, contra 42,3% de Michelle. A disputa também está dentro da margem de erro.
-
Lula (PT) – 43,4%
-
Michelle Bolsonaro (PL) – 42,3%
-
Brancos/nulos – 8,7%
-
Não sabem – 5,6%

Lula x Tarcísio de Freitas
O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), evita confirmar uma eventual candidatura ao Planalto, mas é visto como alternativa dentro da oposição. Ele aparece empatado com Lula em cenário de 2º turno.
Ambos somam 41,9% das intenções de voto.
-
Lula (PT) – 41,9%
-
Tarcísio de Freitas (Republicanos) – 41,9%
-
Brancos/nulos – 10,4%
-
Não sabem – 5,7%
Na comparação com a pesquisa anterior, realizada em junho de 2025, Tarcísio perdeu fôlego. No levantamento anterior, ele tinha 43,6% contra 40,1% de Lula, também dentro da margem de erro, mas numericamente à frente.

Leia mais:
- Eduardo Bolsonaro culpa PF e Moraes por assalto à casa de sua mãe e avós: “Vão se f#der”
- Eleições 2026: Omar Aziz lidera na corrida pelo governo, mas enfrentaria David no 2º turno; veja pesquisa
Cenários de 1º turno
A pesquisa também avaliou cenários de 1º turno com nomes como Ciro Gomes (PDT), Ratinho Junior (PSD-PR), Ronaldo Caiado (União Brasil-GO) e Renan Filho (MDB). Em todos os casos, Lula apresenta crescimento em relação ao levantamento de junho, mas sempre dentro da margem de erro.



