
Em Brasília, Wilson Lima se reúne com governadores: “Cobrar do Governo Federal diálogo com EUA”

O governador do Amazonas, Wilson Lima (União Brasil), esteve em Brasília para participar de uma reunião com governadores de outras regiões do Brasil, em sua parte, oposição ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), para articular tratativas diante do cenário do país. Lima publicou em seu perfil nas redes sociais sobre o encontro.
“Participei, hoje, de uma reunião com os governadores que representam 60% da população brasileira e a maior parcela do PIB nacional. Nossa agenda foi para cobrar do Governo Federal diálogo com os Estados Unidos, despolitização das discussões e alternativas para os setores afetados pelo tarifaço”, declarou o governador.
O encontro contou com cerca de 10 governadores, como Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP), Ronaldo Caiado (União-GO), Cláudio Castro (PL-RJ), Jorginho Mello (PL-SC) e Ratinho Junior (PSD-PR). A reunião aconteceu na residência oficial do governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB).
Lima surge com um papel estratégico dentro do diálogo, firmando a Zona Franca de Manaus (ZFM) no contexto das possíveis sanções comerciais dos Estados Unidos contra o Brasil, após a aplicação do chamado “tarifaço de Trump”, que já provocou tensões diplomáticas, e preocupa governadores por possíveis impactos na economia e exportações brasileiras.
Saiba mais:
Proposta na Aleam busca combater desnutrição infantil nas áreas rurais, ribeirinhas e indígenas
Além disso, os chefes de executivos estaduais buscaram alinhar posicionamentos da centro-direita em meio à crise entre o Congresso Nacional e o Judiciário. A prisão domiciliar de Bolsonaro, determinada pelo STF, também foi tratada como símbolo do desgaste entre as instituições.