As principais notícias de Manaus, Amazonas, Brasil e do mundo. Política, economia, esportes e muito mais, com credibilidade e atualização em tempo real.
Rede Onda Digital
Assista a TV 8.2

Análise de mandato: Eurico Tavares apresentou um projeto a cada 4 dias de trabalho em 2025

Vereador estreante na CMM, Eurico apresentou 68 projetos ao longo de 2025 e foi co-autor de outros 120 apresentados por colegas da Casa
12/02/26 às 07:37h
Análise de mandato: Eurico Tavares apresentou um projeto a cada 4 dias de trabalho em 2025

(Foto: Divulgação)

Estreante na Câmara Municipal de Manaus (CMM), o vereador Eurico Tavares (PSD) não economizou nas ideias e se tornou um dos líderes da produção legislativa no ano passado. De iniciativa própria, ele apresentou 68 projetos, 65 de leis e três de resolução. Isso equivale a uma média de um projeto a cada 4,19 dias de trabalho efetivo, considerando os 310 dias de funcionamento da Casa no período.

Eurico também não economizou nas co-autorias de projetos. Neste particular, ele figura como co-autor de 120 iniciativas legislativas, o que, na média, significa uma a cada 2,5 dias de trabalho efetivo na casa.

No conjunto de projetos apresentados, Eurico Tavares demonstrou atenção especial às demandas de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). O parlamentar protocolou oito projetos de lei voltados especificamente a esse público. São Eles:

 


Saiba mais:

Análise de mandato: Cinco dos oito projetos de leis apresentados por Elan Alencar em 2025 foram arquivados

Análise de mandato: Líder do prefeito na Câmara, Eduardo Alfaia apresentou nove projetos de lei em 2025


Programas, políticas e dias especiais

Assim como outros vereadores, Eurico utilizou a apresentação de projetos de lei para propor programas, políticas públicas e a inclusão de datas comemorativas no calendário oficial do município. No total, foram quatro projetos voltados à criação de datas especiais.

Os três projetos de resolução protocolados por Eurico Tavares abordaram diferentes temas. O PR nº 10/2025, por exemplo, teve como foco principal a causa do TEA, tema recorrente em sua produção legislativa. O projeto prevê a criação, no âmbito da Câmara Municipal de Manaus, da Frente Parlamentar em Defesa da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista e de Outras Pessoas Atípicas.

O segundo projeto de resolução trata da economia regional. No PR nº 16/2025, ele propõe a criação da Frente Parlamentar para o Desenvolvimento Sustentável e Defesa Estratégica da Zona Franca de Manaus, também no âmbito do Legislativo municipal.

Já no terceiro e último projeto de resolução apresentado neste mandato, o PR nº 18/2025 propõe a criação da Frente Parlamentar do Empreendedorismo e Oportunidades de Manaus (FPEOM), com o objetivo de fomentar o ambiente de negócios na capital.