Análise de mandato: Allan Campelo reforça produção legislativa ligada a saúde e combate às dependências químicas

Foto: Mauro Pereira – Dicom/CMM
O primeiro ano do segundo mandato do psicólogo Allan Campelo (Podemos) na Câmara Municipal de Manaus (CMM) foi para reforçar a produção legislativa dele na área de saúde, criando programas e dias especiais, sobretudo os que tratam de dependências químicas.
Allan Campelo chegou à Casa em 2021, tendo sido eleito com 4.401 votos e estando no então partido do governador Wilson Lima (União Brasil) o PSC. Já no Podemos, ele foi reeleito com 9.454, mais que o dobro da primeira eleição.
Com perfil discreto e atuação concentrada na agenda legislativa, Campelo apresentou, em 2025, 34 projetos de lei (PL) e foi coautor em uma Proposta de Emenda à Lei Orgânica de Manaus (PEL), de autoria do vereador Mitoso (MDB), que propõe a transformação da Guarda Civil Metropolitana em Polícia Municipal.

Das 34 propostas elaboradas pelo vereador neste ano, metade busca criar ou aprimorar programas municipais nas áreas de saúde, assistência social e valorização da diversidade. Todas as propostas estão em fase de análise na Câmara Municipal de Manaus. Entre as iniciativas, destacam-se:
- Programa “Recomeço com Dignidade” (PL 597/2025): Foca na inclusão profissional e na criação de um banco de empregos para pessoas reabilitadas.
- Programa Voluntário Acolhedor (PL 620/2025): Propõe acolhimento para bebês cujas mães são dependentes químicas, vítimas de violência ou estão em situação de rua.
- Programa de Reeducação Alimentar Familiar (PL 665/2025): Visa prevenir a obesidade infantil por meio de ações educativas com famílias.
- Programa de Apoio Psíquico (PL 689/2025): Oferece suporte aos familiares de vítimas de suicídio e a crianças e adolescentes que tentaram suicídio.
- Escola Acessível e Inclusiva (PL 693/2025): Garante adaptações e recursos para promover maior inclusão no ambiente escolar.
- Programa de Integração Familiar para PCD’s (PL 694/2025): Contribui para o desenvolvimento de crianças e adolescentes com deficiência por meio de suporte escolar, familiar e terapêutico.
- Programa “Respira Escola” (PL 706/2025): Prevê ações de prevenção e manejo de asma e outras doenças respiratórias no contexto escolar.
- Programa “Vida com Ritmo” (PL 707/2025): Destinado à reabilitação de pessoas com cardiopatias.
- Programa Municipal de Atenção à Pessoa com Asma (PL 708/2025): Oferece atendimento integral a pacientes asmáticos.
- Programa “Abraço Dourado” (PL 714/2025): Atendimento psicológico e social para crianças e adolescentes com câncer e seus familiares.
- Diagnóstico Precoce do Câncer Infantil (PL 715/2025): Fortalece políticas para identificar precocemente casos de câncer em crianças.
- Saúde Bucal para PCD’s (PL 723/2025): Oferta de serviços odontológicos para crianças e adolescentes com deficiência.
- Programa “Cultura das Águas” (PL 724/2025): Incentiva o turismo de base comunitária e valoriza a cultura ribeirinha.
- Mulher Afro e Indígena em Foco (PL 739/2025): Fomenta políticas de valorização e igualdade para mulheres negras e indígenas.
- Valorização de Línguas e Culturas Indígenas (PL 740/2025): Previsa preservar e promover tradições e línguas dos povos indígenas.
- Programa Gestante Segura (PL 770/2025): Atendimento e proteção a gestantes vítimas de violência doméstica.
- Saúde Mental para Gestantes e Puérperas (PL 771/2025): Foca no cuidado psicológico para grávidas e mulheres no pós-parto.
Saiba mais:
Análise de mandato: Aldenor inicia mandato liderando comissão moldada à pauta de proteção animal
Análise: Segundo voto traz o ‘imponderável’ para a eleição ao Senado Federal no Amazonas
Propostas inusitadas também marcaram a produção de Allan
O vereador Allan Campelo também apresentou projetos de lei curiosos que destacam profissões ou certas atividades que a sociedade, muitas vezes, não dá atenção. Dentre estes está a criação do Dia dos Pais Avós, Dia do Professor de Jiu-Jitsu e o mais curioso de todo, o Dia da Sobriedade, além de outra iniciativa que dá o título de Patrimônio Material do Município de Manaus ao “Canto do Guaraná“, estabelecimento comercial especializado na produção de sucos a base de guaraná natural.









