Estratégico
Durante entrevista ao Tribuna Livre da Rede Onda Digital, o cientista político Helso Ribeiro comentou sobre o primeiro secretário anunciado pelo prefeito David Almeida (Avante), após a confirmação da vitória nesse domingo (27/10). David anunciou que o atual vice-prefeito Marcos Rotta deve permanecer na Casa Civil. Segundo Helso, a permanência de Marcos Rotta na pasta é estratégica, já que o atual vice-prefeito é um bom articulador e caminha bem nas diversas esferas do poder.
Negociações
Já comentamos aqui na coluna do Print Político que o tabuleiro da prefeitura começou a mexer as peças ainda no domingo. Telefonemas e negociações presenciais devem fazer parte da agenda do prefeito nos próximos dias.
Omar Aziz
Nos bastidores se comenta que Omar Aziz (PSD) possa negociar o nome da Delegada Débora Mafra. Expoente na proteção das mulheres vítimas de violência, Mafra foi uma aposta do PSD à vereança desse pleito.
Eduardo Braga
O senador Eduardo Braga (MDB), deve negociar o nome de Carol Braz (MDB), também candidata à vereança. A Defensora Pública foi secretária de Justiça no governo de Wilson Lima.
Povos Indígenas
Especula-se o nome da ativista da Amazônia e dos Povos Indígenas Vanda Witoto, também candidata a vereadora. O partido Rede, do qual Vanda é filiada, apoiou David Almeida no 2º turno.
Continuidade
E quem deve continuar além de Marcos Rotta?
Provavelmente, a secretária municipal de Saúde, Shádia Fraxe, e a irmã do prefeito, Dulce Almeida, na Secretaria Municipal de Educação. Já o vice eleito Renato Júnior deve retornar à Secretaria de Infraestrutura.
Saullo Vianna
Comentários na imprensa indicavam que o deputado Saullo Vianna (União Brasil), que apoiou David Almeida, mesmo contrariando o partido, poderia assumir a Secretaria de Infraestrutura. Após contato da coluna da Rede Onda Digital, o deputado disse que essa possibilidade é zero.
Próximos capítulos
Nos próximos dias teremos a confirmação dos novos nomes que devem compor o novo secretariado do prefeito reeleito David Almeida. Resta saber quanto o chefe do executivo está disposto a renovar as secretarias. Seguem as apostas.