Fernanda Aryel como deputada federal: “será a mais votada do AM, tenho certeza” diz presidente do Avante

Fernanda Aryel ao lado do pai, o prefeito de Manaus David Almeida. (Foto: Divulgação)
A solenidade de posse do secretário Municipal de Limpeza Pública de Manaus, Sabá Reis, na presidência do PDT do Amazonas marcou também, nesta sexta-feira (6/2), a possível pré-candidatura da médica Fernanda Aryel (Avante) a deputada federal nas eleições de outubro.
“A Fernanda Aryel, não tenho dúvidas, será a deputada federal mais votada do Amazonas em outubro, tenho certeza disso”, afirmou, em tom de campanha aberta, o presidente do partido dela e deputado federal, Luís Tibé (MG). Sabá Reis também discursou no mesmo tom, garantindo que o novo partido dele, o PDT, fará tudo para colocar a médica em um posto de destaque em Brasília a partir de janeiro de 2027. No entanto, a filha do prefeito não deixou claro que irá disputar o pleito.
O desafio de Aryel não é pequeno, mas a história política do Amazonas mostra que o prefeito ou o governador de plantão, quando quer, não tem dificuldades para eleger os filhos ou parentes mais distantes para cargos políticos.
Leia mais
Do “não sou candidato” ao centro das articulações: bastidores colocam David Almeida no radar de 2026
PDT e Avante projetam candidatura de David Almeida ao Governo do Amazonas
Encerrando o segundo mandato no governado do Estado (1983-1987), Gilberto Mestrinho foi fundamental para a eleição do filho, João Thomé Mestrinho, deputado estadual em 1986. O mesmo ocorreu no encerramento do terceiro mandato do “Boto” (1991-1994), quando João Thomé foi um dos mais votados e se elegeu deputado federal.
Já no exercício do cargo de Senador da República (1999-2006), Mestrinho também foi fundamental para a eleição de outro filho, José Raposo, para o posto de vereador à Câmara Municipal de Manaus (CMM).
Prefeito de Manaus entre 2005 e 2008, Serafim Corrêa também deu uma ajuda ao filho, o hoje vereador Marcelo Serafim (PSB) a se eleger deputado federal na eleição de 2006. Marcelo cumpriu um mandato em Brasília e está na CMM pelo terceiro mandato consecutivo.
O último a usar do prestígio e poder que o cargo de prefeito de Manaus confere para ajudar o filho numa campanha foi Arthur Neto.
Prefeito de Manaus pela segunda vez, entre 2013 e 2016, Arthur Neto “turbinou” a candidatura a deputado federal do filho, Arthur Bisneto, que já tinha cumprido mandatos na Câmara Municipal de Manaus e na época era deputado estadual. Até hoje a votação de Bisneto é, proporcionalmente, a maior já recebida por um político que disputou uma vaga na Câmara Federal: 14% dos votos válidos.
Com o apoio de David Almeida e a força dos partidos Avante e PDT, Fernanda Aryel tem potencial para ser uma das eleitas, mas terá que superar muitos obstáculos para chegar perto da votação esperada.






