Carlinhos de Jesus volta a sambar após ser diagnosticado com doença autoimune

(Foto: reprodução)
Um vídeo compartilhado nas redes sociais mostra o coreógrafo Carlinhos de Jesus, de 72 anos, sambando pela primeira vez cinco meses depois de perder os movimentos por causa de uma doença autoimune chamada neuropatia radiculopática desmielinizante crônica. Ele mostrou o avanço do tratamento fisioterapêutico que vem fazendo para recuperar a mobilidade.
O momento foi compartilhado pela fisioterapeuta Marcela, que acompanha a reabilitação do artista. Segundo ela, essa etapa do processo envolve colocar o paciente para treinar funções ligadas à sua rotina, no caso de Carlinhos, a dança.
Marcela contou que o corpo do coreógrafo respondeu assim que a música começou. Ela explicou que o método usado, chamado PNF, busca estimular cada pessoa de forma individual, aproveitando o máximo potencial em cada fase do tratamento.
Leia mais
Senado aprova distribuição de cordão de girassol para identificar deficiências não visíveis
Médica suspeita de matar mulher cantou durante corpo de delito
Carlinhos de Jesus volta a sambar após ser diagnosticado com doença autoimone pic.twitter.com/NVdXNru6C4
— Rede Onda Digital (@redeondadigital) November 7, 2025
Carlinhos revelou em julho que sua mobilidade estava comprometida por causa de bursite trocantérica bilateral e tendinite nos glúteos, problemas que causam dor e afetam a movimentação. Na época, ele contou que estava fazendo sessões de fisioterapia, hidroterapia, acupuntura e usando medicamentos, além de depender de muletas e cadeira de rodas.
O artista segue em recuperação.
*Com informações do Extra Online.






