Um tremor de magnitude 3,4 foi sentido por moradores de uma área próxima ao município de Itajobi (SP), a 400 km da capital paulista, na madrugada desta quarta-feira (16/4). A Rede Sismográfica Brasileira (RSBR) confirmou o abalo, que também foi analisado pelo Observatório Sismológico da Universidade de Brasília (UnB).
A plataforma “Sentiu aí?” do Centro de Sismologia da USP disse que o tremo foi sentido em Itajobi, Catanduva, Pindorama e Marapoama, às 4h14 (horário de Brasília).

Segundo a RSBR, esses pequenos sismos são de origem natural e ocorrem devido à liberação de esforços acumulados na crosta terrestre. Casos como este são relativamente comuns no Brasil.
Repercussão
Nas redes sociais, moradores locais comentaram o caso, assustados.

Leia também:
VÍDEO: Elefantes são filmados fazendo círculo para proteger filhotes durante terremoto
Tremor de baixa magnitude é registrado em São Gonçalo no RJ
Outro tremor
A Rede Sismográfica Brasileira confirmou um tremor de terra de magnitude 2,1 mR, no município de Moraújo, no estado do Ceará, na noite de terça-feira (15/4). O sismo ocorreu às 21h07 (horário de Brasília).
⚠️Um tremor de terra de magnitude 2.1 mR ocorreu no município de Moraújo, no estado do Ceará, na noite de terça-feira, dia 15 de abril. O sismo ocorreu às 21h07 (horário de Brasília). Não recebemos informações de que o tremor tenha sido sentido pela população. pic.twitter.com/li2fxpfS91
— Rede Sismográfica Brasileira (@RSBR_Oficial) April 16, 2025