As principais notícias de Manaus, Amazonas, Brasil e do mundo. Política, economia, esportes e muito mais, com credibilidade e atualização em tempo real.
Rede Onda Digital
Assista a TV 8.2

TCU restringe acesso do BC ao processo do Banco Master

Com a mudança, o BC só poderá consultar os documentos mediante autorização do ministro-relator
11/02/26 às 16:47h
TCU restringe acesso do BC ao processo do Banco Master

(Foto: reprodução)

O Tribunal de Contas da União (TCU) restringiu o acesso do Banco Central (BC) ao processo que apura a atuação da autoridade monetária na liquidação do Banco Master. Com a mudança, o BC só poderá consultar os documentos mediante autorização do ministro-relator, Jhonatan de Jesus.

A alteração no grau de sigilo ocorreu no fim da semana passada e permanece em vigor. A expectativa é que o TCU apresente nesta sexta-feira (12/2) o relatório final da inspeção realizada no Banco Central.


Leia mais

Banco Master tinha apenas R$ 4 milhões em caixa antes de liquidação, diz Banco Central

Diretor jurídico do BRB renuncia em meio a polêmica do Banco Master


Em nota, o tribunal informou que o processo deixou de ser classificado apenas como “sigiloso” e passou a ter “exigência de autorização específica para leitura”. Segundo a Corte, a medida foi solicitada pela Secretaria-Geral de Controle Externo com o objetivo de evitar vazamentos, inclusive de informações protegidas pelo próprio BC.

O TCU afirmou ainda que a decisão foi autorizada pelo relator e comunicada ao Banco Central, e que o órgão continuará tendo acesso às peças sempre que necessário, sem prejuízo à sua atuação.

(*)Com informações do CNN Brasil