O site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) apresentou instabilidade no início da tarde desta segunda-feira (2). O problema fez com que o Título Net, plataforma na qual é possível emitir, regularizar ou atualizar o Título de Eleitor de maneira online, ficasse fora do ar por algumas horas.
A instabilidade acontece a dois dias do fim do prazo para que o cidadão regularize sua situação com a Justiça Eleitoral para estar apto a votar nas eleições deste ano. De acordo com a legislação, o Título Eleitoral deve estar regular até 150 dias antes das votações, prazo que se encerra nesta quarta-feira (4).
Veja mais:
Planalto inicia mobilização para atrair União Brasil para a reeleição de Bolsonaro
TCE realiza curso de legislação eleitoral aplicável aos servidores públicos
A queda do sistema fez com que apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (PL) se manifestassem nas redes colocando em dúvida a segurança das eleições. Foi o caso do deputado estadual do Paraná, Ricardo Arruda (União Brasil).
“O site do TSE está fora do ar, impedindo que os brasileiros consultem sua situação eleitoral ou registrem-se para votar. Ou seja, não dá para confiar nem no próprio site, quem dirá no sistema eleitoral eletrônico”
A regularização do título é importante não somente para as eleições. Isso porque, caso não participe da votação, não justifique a ausência e não pague a multa, o cidadão fica proibido de obter passaporte ou carteira de identidade.
Quem está irregular na Justiça Eleitoral também não pode se inscrever em concurso público, tomar posse e obter empréstimo em autarquias, sociedades de economia mista, na Caixa Econômica, nos institutos e nas caixas de previdência social.
Até o momento, o TSE não se manifestou sobre a instabilidade apresentada no sistema.