O Senado Federal aprovou forma simbólica, nesta quarta-feira (19/02), um voto de aplausos à atriz Fernanda Torres, vencedora do Globo de Ouro de Melhor Atriz por sua atuação no filme “Ainda Estou Aqui”. A homenagem também reconhece sua indicação ao Oscar 2025 na mesma categoria. Atualmente o filme concorre em três categorias; melhor filme internacional, melhor filme e melhor atriz.
O requerimento foi apresentado pela senadora Leila Barros (PDT-DF) e aprovado pelo plenário. Em sua justificativa, Leila destacou o momento histórico vivido pelo cinema brasileiro e exaltou o talento da atriz:

“Com seu inegável talento e dedicação à arte, Fernanda Torres conquistou um feito inédito para o Brasil ao receber o Globo de Ouro, um dos prêmios mais prestigiados da indústria cinematográfica e televisiva mundial. Parabéns e aplausos pelo conjunto de sua obra e, em especial, por sua atuação no filme “Ainda Estou Aqui”, do diretor Walter Salles, retratando Eunice Paiva, esposa do deputado desaparecido Rubens Paiva.”
Leia mais
“Ainda estou aqui” tem melhor avaliação entre as produções da mesma categoria no Oscar
Além da homenagem à atriz, o Senado também aprovou um requerimento do senador Randolfe Rodrigues (PT-AP) para a realização de uma sessão especial em homenagem à família do deputado Rubens Paiva e à produção do longa “Ainda Estou Aqui”, que retrata sua história.
Fernanda Torres segue como uma das favoritas ao prêmio
De acordo com uma “boca de urna” realizada pelos veículos especializados, “Ainda Estou Aqui” segue como um dos grandes favoritos ao prêmio. Já a revista Variety divulgou que Fernanda Torres e Demi Moore protagonizam um embate direto pelo prêmio de melhor atriz.
A revista afirmou ter conversado com cinco votantes anônimos, dois deles teriam votado em Fernanda Torres e outros dois em Demi Moore. O quinto votante teria optado por Mikey Madson, de “Anora”.

Fernanda Torres é a primeira atriz brasileira a ser indicada na categoria de melhor atriz em uma premiação do Oscar. Em 1999 o filme Central do Brasil, protagonizado pela sua mãe, a atriz Fernanda Montenegro, concorreu como melhor filme estrangeiro, perdendo a estatueta para o longa italiano “A Vida é Bela”.