Se liga! Quem tem contratos firmados até 2017 com instituições financeiras credoras para Financiamento Estudantil (Fies) pode pedir o refinanciamento da dívida, a partir desta segunda-feira (07).
E atenção, os bancos deverão conceder descontos quem podem variar entre 12% e até 92%.
Veja também:
Estudantes inadimplentes com FIES já podem renegociar suas dívidas
Decreto libera uso de notas do Enem para o Prouni
Na Caixa Econômica Federal pra fazer a renegociação, o interessado já pode consultar o site: SITE DA CAIXA e fazer a solicitação. Assim que fizer a confirmação nas regras e simular a renegociação, vai ser gerado um boleto para pagamento da primeira parcela ou pagamento em parcela única.
Quem tem direito a renegociação do Fies?
Pelas regras Fies, qualquer estudante com o contrato de financiamento estudantil firmado até 2017 pode ter o direito ao benefício. Sobre as condições e o percentual de desconto da dívida variam de acordo com o perfil de cada pessoa e o tempo de atraso no pagamento.
Os estudantes que foram aprovados no Auxílio Emergencial ou que são inscritos no CadÚnico terão um desconto de 92% sobre o valor total da dívida, que poderá ser parcelada em 10 vezes. A estimativa apontada é de cerca de 548 mil estudantes com atraso de mais de 360 dias no pagamento do Fies se enquadrem nessa categoria de renegociação.
E para aqueles que não efetuaram o pagamento há mais de 360 dias, terão um desconto de 86,5%.
Além disso, os estudantes que têm alguma divida com 90 a 360 dias de atraso, terá 12% de desconto no saldo devedor, isenção de multas, juros e parcelamento de até 150 vezes. E também o perdão total de atrasos e multas que tenham sido aplicadas antes do refinanciamento.