Padroeira do Brasil e Santo da Internet: 12 de Outubro ganha novo significado

1º santo millennial, Carlo Acutis era devoto de Nossa Senhora Aparecida e morreu de câncer em um 12 de outubro — Foto: Foto 1: Site Carlo Acutis | Foto 2: Gustavo Marcelino/A12
O dia 12 de outubro, tradicionalmente marcado pela festa de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, ganha um significado ainda mais especial em 2025: será a primeira vez que a Igreja Católica celebra oficialmente São Carlo Acutis, o primeiro santo da geração millennial.
A escolha da data não é por acaso. Carlo Acutis faleceu em 12 de outubro de 2006, vítima de leucemia, e seu primeiro milagre registrado aconteceu no mesmo dia, em 2013, durante uma celebração em homenagem à padroeira do país, na Capela de Nossa Senhora Aparecida, em Campo Grande. Além disso, o jovem santo era devoto de Nossa Senhora, cultivando o lema: “Lembre-se de recitar o Rosário todos os dias”.
O santo da internet
Canonizado em 7 de setembro de 2025, Carlo Acutis ficou conhecido como o “padroeiro da internet” por usar seus conhecimentos em programação para evangelizar. Apesar de jovem e conectado à tecnologia, sua fé era intensa e inspiradora. A mãe do santo, Antonia Salzano, disse à Reuters que muitos jovens se identificam com Carlo por sua vida comum de adolescente, mas marcada por uma dedicação extraordinária à fé.
“Carlo era uma criança comum como os outros. Brincava, tinha amigos, ia à escola. Mas a qualidade extraordinária dele foi ter aberto o coração para Jesus e colocado Jesus em primeiro lugar na vida”, afirmou Antonia.
Milagre e devoção

O primeiro milagre atribuído a Carlo envolveu o brasileiro Matheus Vianna, que tinha apenas 3 anos quando foi curado de uma grave má formação no pâncreas em 12 de outubro de 2013. A cura ocorreu após a família rezar na Capela de Nossa Senhora Aparecida, onde estava exposta uma relíquia de Carlo.
Segundo a avó de Matheus, ele voltou para casa pedindo comida pela primeira vez e, dias depois, exames confirmaram a cura completa, sem explicação médica.
Saiba mais:
Filho é preso por trancar mãe de 72 anos e usar pensão para viajar a show da Madonna
Amigos morrem após serem atingidos por raio durante pescaria, no Tocantins
Primeiro santuário dedicado ao santo

A Capela de Nossa Senhora Aparecida, em Campo Grande, será elevada a Santuário Arquidiocesano de Nossa Senhora Aparecida e São Carlo Acutis neste domingo (12). Será o primeiro santuário do mundo dedicado ao jovem santo, que já inspirou a criação de paróquias e comunidades católicas em diversas partes do Brasil.
Com a elevação a santuário, Campo Grande se torna referência internacional na devoção a Carlo Acutis, cuja história une fé, juventude e tecnologia, impactando fiéis de todo o mundo.
*Com informações do G1 Mato Grosso do Sul.
