Uma onça-pintada foi flagrada no último domingo (18/5) arrastando um boi pela correnteza de um rio entre os municípios de Poconé e Barão de Melgaço, a cerca de 100 km de Cuiabá. O momento raro foi registrado em vídeo pelo fotógrafo e guia de turismo Branco Arruda, que acompanhava o felino com um grupo de visitantes.
Nas imagens, a onça aparece quase totalmente submersa enquanto arrasta o boi dentro do rio, levando a presa até a margem, onde depois se alimenta. O vídeo, compartilhado nas redes sociais, impressiona pela força e estratégia do animal.
Veja o vídeo:
“Ti”, a onça conhecida do Pantanal
A protagonista da cena é chamada de “Ti”, uma onça-pintada monitorada desde os 6 anos de idade por Branco Arruda. Hoje com cerca de 11 anos, Ti é considerada uma das onças mais conhecidas da região.
“Ela já está na faixa de 11 anos e sempre dá esse show! Estava com um grupo acompanhando a Ti, que estava deitada. De repente, ela sentiu o cheiro do boi e começou a se aproximar. Quando chegou perto, deu o bote e arrastou o animal para a margem do rio”, contou Arruda.
Leia também:
Americano leva mais de 200 picadas de cobras e contribui para criação de antídoto
ENCONTRO SELVAGEM: onças são flagradas em briga por terriório no Pantanal do Mato Grosso do Sul
Identificação por “digitais naturais”
O guia explicou ao G1 que consegue identificar Ti com facilidade por meio das pintas únicas no corpo da onça, que funcionam como verdadeiras “digitais” — uma técnica utilizada por guias e pesquisadores para monitorar e reconhecer individualmente os felinos da região.
Apesar de já ter presenciado diversos momentos marcantes da fauna pantaneira, Branco Arruda reforça que Ti frequentemente se destaca: “Ela sempre proporciona verdadeiros espetáculos na natureza”.